REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER PROFESSOR

UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1703

Palavras-chave:

Representações Sociais, Formação Docente, EaD, Diretrizes Curriculares

Resumo

Este artigo objetivou analisar indícios de representações sociais sobre ser professor contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação inicial em Nível Superior do Magistério da Educação Escolar Básica. Foi utilizada a Análise Documental como estratégia metodológica por possibilitar coleta, avaliação e interpretação de documentos. A Teoria das Representações Sociais foi utiliza como referencial teórico-metodológico para interpretação do documento numa perspectiva psicossocial. Em relação à formação docente, o texto ancora-se nas proposições dos referenciais do próprio campo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, pois priorizou um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade encontrada. A pesquisa identificou um possível retrocesso em relação a oferta de cursos de licenciatura a distância, uma vez que torna obrigatória a realização de 50% das disciplinas de forma presencial. Além de, excluir do Estado a responsabilidade da qualidade ofertada na formação de professores, atribuindo unicamente aos estudantes a responsabilidade pela sua formação.

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Biografia do Autor

Lowise Souza, universidade estácio de sá

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Brasil, Rio de Janeiro - RJ. 
E-mail: lowise_souza@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8023-547X
 Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4097203983521973
Brasil, Rio de Janeiro - RJ.

Adriana Vicente Bicalho, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Possui Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003-2007). Especialização em Pós Graduação do Ensino Básico da Geografia (UERJ 2008-2009). Especialização em Planejamento Implementação e Gestão da Educação e Distância (UFF/ 2012-2015) e Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão (FESL/2017-2017). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Maricá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Participante do grupo de Pesquisa LAGERES desde 2022.

Aliana Vicente da Silva Montalvão, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá e pesquisadora do LAGERES (Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Pós Graduação em Psicopedagia, pela Universidade Castelo Branco e Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Tem experiência na área de Educação. Professora nos Municípios de Niterói e de Maricá, atuou como professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante 14 anos. Atualmente está como gestora numa escola municipal no município de Maricá - RJ.

Felipe da Silva Triani , Universidade Estácio de Sá

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2012), Bacharel em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2013), Especialista em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Atletismo pela Faculdade Unyleya (2021), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2015) e Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Possui três estágios de Pós-Doutorado, sendo um pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2022), um pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2022) e outro pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2023). É Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES na UNESA e Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura - GPEEsC na UERJ. É docente dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE-UNESA e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro PPGCEE-UERJ. Na graduação atua como professor do curso de Educação Física no Centro Universitário Gama e Souza - UNIGAMA, na Universidade Estácio de Sá - UNESA e na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Na Educação Básica é professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Atua ainda como professor conteudista, tendo produzido material didático para UNIGRANRIO, UNIVERSO e YDUQS. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Representações Sociais, Formação de Professores, Atletismo e Esportes de Aventura.

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

Souza, L., Bicalho, A. V., Montalvão, A. V. da S., & Triani , F. da S. (2025). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER PROFESSOR: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1703

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