REPENSANDO UM CURRÍCULO QUE CONTEMPLE A LÍNGUA DO ALUNO VENEZUELANO NAS ESCOLAS EM BOA VISTA-RR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1540

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Língua, Aluno Venezuelano

Resumo

O Estado de Roraima recebe um grande número de imigrantes advindos da Venezuela. Ao ingressar na escola, depara-se com uma língua diferente da sua, tornando-se um desafio. Considerando esse cenário, o presente estudo teve o objetivo de analisar como o currículo deve se apresentar no sentido de contemplar a língua do aluno venezuelano nas escolas em Boa Vista-RR. Para responder ao objetivo anunciado, o estudo se debruçou em uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Inúmeros autores contribuíram para o alicerce desse estudo, destacando-se Sousa (2022), tratando a respeito do aluno imigrante em Roraima; Gomes (2007) conceituando o currículo; Vieira e Liberari (2021) dispondo acerca de um currículo voltado a atender o aluno venezuelano considerando seu contexto cultural e linguístico. Como resultado, exteriorizou-se a importância da estruturação de um currículo que contemple não somente a língua oficial do Brasil como também a língua materna do aluno venezuelano.

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Biografia do Autor

Kelem Sena Magalhães, Universidade Estadual de Roraima

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima. 

Luciana Sousa Gomes, Colégio Estadual Vitória Mota Cruz

Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação pelo Claretiano-Centro Educacional.

Keila Sena da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Especialização em Metodologia da Língua Espanhola pelo IBPEX.

Ednaldo Coelho Pereira, Universidade Estadual de Roraima

Doutor em Educação pela PUC-USP.

Kelene Sena da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Roraima.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Sena Magalhães, K., Sousa Gomes, L., Sena da Silva, K., Coelho Pereira, E., & Sena da Silva, K. (2024). REPENSANDO UM CURRÍCULO QUE CONTEMPLE A LÍNGUA DO ALUNO VENEZUELANO NAS ESCOLAS EM BOA VISTA-RR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1540

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

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