A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO

UMA REALIDADE

Visualizações: 0

Autores

  • Eduarda Abreu do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará https://orcid.org/0009-0009-0722-3526
  • Lucas Pinto de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Maria da Luz Lima Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará https://orcid.org/0000-0002-4968-0540

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1563

Palavras-chave:

Autismo, Humanização, Literatura Infantil

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo explanar a maneira como as obras Flicts e Autismo: uma realidade, escritas por Ziraldo, podem dialogar com a realidade das crianças com o transtorno do espectro autista. Outro ganho a saber seria que, com as orientações corretas, identificar-se-ia, ainda na fase infantil, como os elementos pertencentes à realidade do leitor, influenciam na transmissão da mensagem. Assim, abordar temas como o autismo de forma desconstruída, constitui, sem dúvida, uma das opções mais viáveis para a quebra de estereótipos, além de conscientizar o leitor e explicar-lhe sobre tal problemática, na qual buscar-se-á, a construção de um texto consistente e, ao mesmo tempo, provocativo. Para tanto, é fundamental levar em consideração a questão de que a literatura permite um deslocamento de nossas experiências humanas e, por conta desse fluxo, tentaremos conseguir perceber o mundo de uma outra maneira, experimentando-o com um olhar mais crítico e sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Abreu do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda do curso de Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Lucas Pinto de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduando do curso de Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Maria da Luz Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (Portugal), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 13.ed. Trad. M. Lahud e Y. Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.

CALVINO, Italo. As seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. Rio de Janeiro / São Paulo, 2004.

AMARILHA, Marly; FREITAS, Alessandra Cardozo de. Os caminhos da poesia na escola: som, imagem, pensamento. In: AMARILHA, Marly (org.). Educação e leitura: desafios e criatividade. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 25-118.

D’AMBROSIO, Oscar. Flicts: a cor em busca de um lugar. Disponível em: https://www.unesp.br/aci/jornal/225/flicts.php. Acesso em: 25 set. 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23° Edição. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1989.

LISPECTOR, Clarice. Todos os contos [recurso eletrônico]. Org. Benjamin Moser. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2016.

SILVA, Paulo Ricardo Moura da. Prática escolares de letramento literário: sugestões para leitura literária e produção textual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

ZIRALDO. Autismo: uma realidade. ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira, 2013.

ZIRALDO. Flicts. 39. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.

ZIRALDO. O menino marrom. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

ZIRALDO. Planeta Lilás. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Nascimento, E. A. do, Almeida, L. P. de, & Sales, M. da L. L. (2024). A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1563

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.