EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE ZONA RURAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1189

Palavras-chave:

Escola no Campo, Educação Integral, Educação

Resumo

O presente artigo aborda a política e as experiências de educação integral em tempo integral no Brasil e pretende explorar as concepções de qualidade do ensino que permeiam políticas e iniciativas de educação integral e  escola  de  tempo  integral por  meio  de  artigos  que debateram possíveis  relações entre a ampliação  do tempo de permanência na escola e incrementos na qualidade do ensino. A metodologia utilizada é o método bibliográfico, que se refere à pesquisa sistemática baseada em materiais publicados em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, materiais acessíveis ao público. A escola em tempo integral é uma possibilidade efetiva de melhorar a qualidade do ensino, contudo, indica que esforços precisam ser adotados para que outras dimensões da educação escolar sejam atendidas para fortalecer e estimular todo o potencial desta política educacional em incrementar melhorias da qualidade do ensino. Como estudo de caso, acompanhamos a EEEF. Cândida Silveira Haubmann,  escola rural, mutisseriada, que tem este formato, através das vivências realizadas durante a participação no programa Residência Pedagógica. Nesse cenário constatamos que a escola por ser de tempo integral, localizada em zona rural tem muitas potencialidades a serem exploradas, porém ainda não consegue ser considerada uma escola de educação integral. 

 

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Biografia do Autor

Elise Pereira Vitoria, Universidade Federal do Pampa

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Vitoria, E. P. (2024). EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE ZONA RURAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1189

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

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