APLICAÇÃO DA ABORDAGEM SAFETY-II PARA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE EM CANTEIROS DE OBRAS

Visualizações: 40

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1279

Palavras-chave:

Removedor de Segurança-I, Segurança-I Segurança-II, Removedor, Estrutura, WAD, WAI

Resumo

O avanço contínuo da tecnologia promoveu um aumento da complexidade dos sistemas de trabalho, gerando um grande desafio para a gestão da segurança e saúde em canteiros de obras. A utilização da abordagem Safety-II que enfatiza o entendimento do trabalho diário para aprender, principalmente, com os sucessos é uma alternativa para lidar com a crescente complexidade da indústria da construção, a qual ainda utiliza, majoritariamente, a abordagem Safety-I. O objetivo é aplicar e integrar as abordagens de Safety-I e Safety-II no intuito de avaliar a gestão da segurança e saúde do trabalho diário em um canteiro de obras e aprender com os fracassos e sucessos. As etapas foram a observação da atividade; a avaliação entre trabalho como executado (WAD) e o trabalho como imaginado (WAI) e a aplicação do RPET (Resilient Performance Enhancement Toolkit), no qual foram realizadas reuniões semanais com a equipe de gestão e de execução da obra para discussão de melhorias na realização do trabalho. Os resultados indicam que a aplicação dessa abordagem promoveu o aprendizado organizacional e individual. Também comprovaram que o sistema apresentou capacidade de adaptação diante da ocorrência de eventos indesejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Barros Martins , Atitus Educação

Mestre em Engenharia Civil pela Atitus Educação. 

Fernando de Moraes Gomes, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária de Região de Chapecó.

Ariel Gustavo Zuquello, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária de Região de Chapecó.

Marcelo Fabiano Costella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária de Região de Chapecó.

Referências

ALBERY, S.; BORYS, D.; TEPE, S. Advantages for risk assessment: evaluating learnings from question sets inspired by the fram and the risk matrix in a manufacturing environment. Safety science, v. 89, p. 180-189, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2016.06.005

BASTAN, O.; BENESL, T.; FIEDLER, P. Resiliency, the path to safety II. IFAC-PapersOnLine, v. 51, n. 6, p. 468-472, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ifacol.2018.07.105

BERTELSEN, S. Construction as a Complex System. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN (IGLC), 11, 2003. Proceedings[…]. Virginia, USA.

BORYS, D. The role of safe work method statements in the Australian construction industry. Safety science, v. 50, n. 2, p. 210-220, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2011.08.010

BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Dados estatísticos – Saúde e Segurança do Trabalhador. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/saude-e-seguranca-do-trabalhador/dados-de-acidentes-do-trabalho Acesso em: 15 jan.2023.

DEKKER, S.; CILLIERS, P.; HOFMEYR, J.-H. The complexity of failure: implications of complexity theory for safety investigations. Safety science, v. 49, n. 6, p. 939-945, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2011.01.008

GUO, H.; YU, Y.; SKITMORE, M. Visualization technology-based construction safety management: a review. Automation in construction, v. 73, p. 135-144, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2016.10.004

GUO, S.; ZHOU, X.; TANG, B.; GONG, P. Exploring the behavioral risk chains of accidents using complex network theory in the construction industry. Physica A, v. 560, n. 125012, p. 125012, 2020.DOI: https://doi.org/10.1016/j.physa.2020.125012

HAM, D. H. Safety-II and resilience engineering in a nutshell: an introductory guide to their concepts and methods. Safety and health at work, v. 12, n. 1, p. 10-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.shaw.2020.11.004

HOLLNAGEL, E. Is safety a subject for science? Safety science, v. 67, p. 21-24, 2014a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2013.07.025

HOLLNAGEL, E. Safety-I and Safety-II: The past and future of safety management. London: Ashgate, 2014b. 187 p.

HOLLNAGEL, E. Safety-II in practice: Developing the resilience potentials. New York: Routledge, 2018. 130 p.

HOLLNAGEL, E. The Resilient Performance Enhancement Toolkit (RPET). Safety Syntesis, 2019. 13 p.

HOLLNAGEL, Erik; WEARS, Robert; BRAITHWAITE, Jeffrey. From Safety-I to Safety-II: A White Paper. National Library of Congress, 2015. 43 p.

LI, H.; LU, M.; HSU, S.; GRAY, M.; HUANG, T. Proactive behavior-based safety management for construction safety improvement. Safety science, v. 75, p. 107-117, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2015.01.013

MARTINS, J. B.; CARIM, G.; SAURIN, T. A.; COSTELLA, M. F. Integrating Safety-I and Safety-II: learning from failure and success in construction sites. Safety Science, v. 148, p. 105672, abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2022.105672

PATTERSON, M.; DEUTSCH, E. S. Safety-I, safety-II and resilience engineering. Current problems in pediatric and adolescent health care, v. 45, n. 12, p. 382-389, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cppeds.2015.10.001

PEÑALOZA G.; WASILKIEWICZ K.; SAURIN T. A.; HERRERA I. A.; FORMOSO C. T, 2019. Safety -I and Safety II: opportunities for an integrated approach in the construction industry. In: SYMPOSIUM ON RESILIENCE ENGINEERING: SCALING UP AND SPEEDING UP, 8, 2019, Sweden. Proceedings […]. Sweden: Resilience Engineering Association, 2019.

PROVAN, D. J.; WOODS, D. D.; DEKKER, S. W. A.; RAE, A. J. Safety II professionals: how resilience engineering can transform safety practice. Reliability Engineering & System Safety, v. 195, n. 106740, p. 106740, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ress.2019.106740

SAURIN, T. A.; GONZALEZ, S. S. Assessing the compatibility of the management of standardized procedures with the complexity of a sociotechnical system: case study of a control room in an oil refinery. Applied ergonomics, v. 44, n. 5, p. 811-823, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2013.02.003

SUJAN, M. A.; HUANG, H.; BRAITHWAITE, J. Learning from incidents in health care: Critique from a Safety-II perspective. Safety Science, v. 99, p. 115-121, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2016.08.005

WAHL, A.; KONGSVIK, T.; ANTONSEN, S. Balancing Safety I and Safety II: Learning to manage performance variability at sea using simulator-based training. Reliability Engineering & System Safety, v. 195, n. 106698, p. 106698, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ress.2019.106698.

YIN, R. K. Case Study Research: design and methods. 5. ed. California: Sage Publications, 2013. 312 p.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Martins , J. B., Gomes, F. de M., Zuquello, A. G., & Costella, M. F. (2024). APLICAÇÃO DA ABORDAGEM SAFETY-II PARA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE EM CANTEIROS DE OBRAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1279

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.