POLÍTICA PÚBLICA PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PORTARIA Nº 82/2022

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Autores

  • João Pedro da Rosa Ribeiro Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0009-0000-9210-1412
  • Muriel Pinto Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Bernardino Colvero Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1029

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Portaria Nº 82/2022, Núcleo Geografia, Formação de Professores

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é uma política pública educacional brasileira. A mesma tem o intuito de fomentar as práticas pedagógicas de alunos de licenciatura de instituições de ensino superior públicas e privadas. Já houveram 3 edições, da policy em estudo. Esta pesquisa visou conhecer a realidade do Programa Residência Pedagógica – Núcleo Geografia da Universidade Federal do Pampa. O programa em questão está ancorado e regula-se a partir da Portaria Nº 82/2022. Em específico, buscou-se saber se os atores reconhecem suas atribuições baseadas nesta normativa. Foram acessadas respostas de 3 dos 4 atores que compõem o programa, ou seja, Coordenador Institucional, Docente Orientador e Preceptor. Ao todo, foram coletados dados de 1 Coordenador Institucional, 2 Docentes Orientadores e 4 Preceptores. Assim, para recolher as informações citadas, fez-se uso de questionário. Para compor a interpretação, usou-se a análise de conteúdo. Entre os resultados obtidos, estão o conhecimento integral da normativa por parte de um dos Docentes Orientadores e parcialmente por parte do outro. Já sobre os Preceptores, dois identificam de modo integral suas atribuições, um de modo parcial e outro apenas um de seus deveres. Por parte da Coordenação Institucional, a mesma disse conhecer todos os seus deveres e ressaltou a importância de conhecer a normativa para o desenvolvimento seu trabalho.

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Biografia do Autor

João Pedro da Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Muriel Pinto, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Ribeiro, J. P. da R., Pinto, M., & Colvero, R. B. (2024). POLÍTICA PÚBLICA PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PORTARIA Nº 82/2022. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1029

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