A MERENDA NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DO SAPS EM MEIO A TRAMAS SOCIAIS E ECONÔMICAS

Visualizações: 258

Autores

Palavras-chave:

Merenda Escolar; Sociedade; Educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir e apresentar a participação que o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) criado na década de 1940 pelo Governo Federal teve na posterior instituição da Merenda Escolar no Brasil. O método de análise parte de levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações, utilizando-se como descritores termos ligados a temática, com olhar especial para vertentes correlacionadas a questões sociais e econômicas. O SAPS tinha como proposta inicial oferecer aos trabalhadores boa alimentação por um modesto valor por meio de restaurantes populares. Dentre os profissionais que estavam à frente do projeto destacavam-se um grupo de médicos nutrólogos, entre estes, Dante Costa, que se utiliza então de seu cargo na autarquia para introduzir a oferta de um desjejum aos escolares filhos dos trabalhadores frequentadores dos restaurantes. Este desjejum abriria a discussão para futura materialização de um projeto em escala maior, a oferta alimentar nas instituições de ensino brasileiras. A busca por apresentar a participação do SAPS na posterior criação e instauração da merenda escolar, visa também, evidenciar o cenário pertencente a criação das políticas de alimentação e como elas podem apresentar-se direcionadas a públicos específicos, sendo e estando historicamente envoltas a questões sociais e econômicas.

Palavras-chave: Merenda Escolar; Sociedade; Educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Ferreira Borges Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) – PGEDU/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba (MS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (GEHEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

BEZERRA, José Arimatea Barros. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 14, nº 40, p. 104 - 115. jan./abr., 2009.

BIZZO, Maria Letícia Galluzzi. Ação política e pensamento social em Josué de Castro. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humana, v.4; n.3, p. 401-420. Belém, set. - dez., 2009.

BRASIL. Jornal Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 02 de outubro de 1942, p.4.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE). (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar. Histórico. Disponível em: . Acesso em 05 jan. 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 3.709, de 14 de outubro de 1941. Disponível em:< DEL3709-41 (planalto.gov.br)>. Acesso em 06 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.478, de 05 de agosto de 1940. Disponível em: < Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)>. Acesso em 05 de fevereiro de 2022.

CASTRO, Josué. Geografia da Fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. Antares, 10ºedição, Rio de Janeiro, 1984.

CESAR, Josiane Tiborski; VALENTIM, Emanuele de Araújo; ALMEIDA, Claudia Choma Bettega; SCHIEFERDECKER, Maria Eliana Madalozzo; SCHIMDT, Suely Teresinha. Alimentação Escolar no Brasil e Estados Unidos: uma revisão integrativa. Ciência e Saúde Coletiva, c. 23., p. 991-1007, março, 2018.

COIMBRA. Marcos. Comer e aprender: uma história da alimentação escolar no Brasil. Ministério da Saúde. Belo Horizonte; 1982.

_________. A Alimentação Escolar no Brasil: Política e Instituição. Ministério da Educação e Cultura. Relatório 1 Parte A. A Merenda Escolar No Congresso Nacional- Primeiras Observações e Trajetória Parlamentar: Do Populismo ao Refime Autoritário. setembro, 1981.

_________. Dois modelos de Intervenção Nutricional no Brasil, PNS e PROAB. In: O problema Alimentar no Brasil. Org. por Cláudio de Moura Castro e Marcos Coimbra. Almed, Editora Unicamp; São Paulo, 1985.

EVANGELISTA. Ana Maria da Costa. A Gente Quer Arroz, Feijão, Livros e Discos: O Servilo Nacional de Alimentação da Previdência Social – SAPS, (1940 – 1967). In: II Colóquio do Laboratório de História Econômica e Social - LAHES: Micro História e os Caminhos da História Social. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008. Anais (on-line). Disponível em: a gente quer arroz, feijão, livros e discos saps.pdf. Acesso em 02 de maio de 22.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Josué de Castro Vida e Obra. Carlos Walter Porto Gonçalves (org.) 2 ed. Expressão Popular. São Paulo, 2007.

FOGAGNOLI, Marcela. Alimentar é Também Educar: A Merenda Escolar No Brasil (1940-1960). Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, 2017.

_________. Almoçar bem é no SAPS: os trabalhadores e o Serviço de Alimentação da Previdência Social (1940-1950). Programa de Pós-Graduação em História Social. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2011.

FROTA. Jorge Whashington da Silva. Educação e Alimentação: Ideias sociais, políticas e pedagógicas na obra de Dante Costa. Programa de Pós - Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Dissertação de Mestrado. Fortaleza/ CE, 2011.

LEME, Adriana Salay. Josué de Castro e as metamorfoses da fome no Brasil, 1932-1946. História, Ciência, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 28, nº4, out.- dez. 2021, p. 1115-1135.

MARCHINI. Júlio Sergio; OLIVEIRA. José Eduardo Dutra; Nutrologia Especialidade Médica. Revista da Associação Médica Brasileira, v.54; n.6, p. 471- 486. São Paulo. nov./dez. 2008.

PEIXINHO, Albaneide Maria Lima. Um Resgate Histórico do Programa de Alimentação Escolar – PNAE. Dissertação de Mestrado Profissional. Universidade Federal de São Paulo, 2011.

PEREGRINO. Umberto. À Margem Do Problema Alimentar Brasileiro: Tarefas e Realizações do SAPS II. Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), 1950.

ROSANELI, Caroline Filla.; RIBEIRO, Ana Lúcia Cardoso; ASSIS, Luana de; SILVA, Tânia Mara da; SIQUEIRA, José Eduardo de. A fragilidade humana diante da pobreza e da fome. Artigos de Atualização; Revista Bioética impressa, v.23, p. 89-97, 2015.

STEFANINI, Maria Lucia Rosa. Merenda Escolar: história, evolução e contribuição no atendimento das necessidades nutricionais da criança. Tese de Doutorado apresentada ao departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, 1998.

VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Combate à fome no Brasil: uma análise histórica de Vargas a Lula. Revista de Nutrição, v. 18, nº4, p. 439-457, Campinas, julho/agosto de 2005.

ZONIN, Sélia Ana; SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marilia Gabriela. Assistência à infância escolarizada: A Caixa Escolar em Cena. Revista Brasileira de História da Educação, v. 18, 2018.

WOLFE, Joel. "Pai dos pobres" ou "Mãe dos ricos”? Getúlio Vargas, industriários e construções de classe, sexo e populismo em São Paulo, 1930-1954. Revista Brasileira de História, v. 14, nº 27, p.27-59, São Paulo, ANPUH/Marco Zero, 1994.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Ferreira Borges Barbosa, D. (2022). A MERENDA NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DO SAPS EM MEIO A TRAMAS SOCIAIS E ECONÔMICAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 50–65. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/337

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.