GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA

UM CAMINHO PARA A AUTONOMIA

Visualizações: 47

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.643

Palavras-chave:

Participação, Gestão Participativa , Autonomia da Escola

Resumo

O presente artigo se destina a uma reflexão teórica sobre a centralidade da gestão escolar participativa, tendo como horizonte a busca pela autonomia da escola e de seus sujeitos sócio-políticos que a constitui (equipe escolar, alunos, professores e comunidade). O objetivo é apontar como a participação é elemento primordial para a conquista da autonomia da escola. A fim de desenvolver esse debate, sem pretensão alguma de esgotá-lo, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa a partir de revisão bibliográfica sobre o tema, e tendo como fundamentação teórica Libâneo (2013) e Lück (2000). As pesquisas bibliográficas desenvolvida anunciam a importância da participação dos atores que formam a comunidade escolar, na busca por seu protagonismo. Defende-se que a autonomia se constitui como um pressuposto fundamental no processo de gestão participativa em uma ininterrupta tensão entre a escala local e o contexto mais geral na qual a comunidade escolar está inserida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogilson Pantoja Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Aluno do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará.

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1978), Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É pós-doutorada em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba, atuando no Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede no período de 2019 a 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, gestão educacional, política educacional, avaliação institucional e educação, educação em saúde e epidemiologia social. 

Referências

ASSIS, Tauã Carvalho de. GOHN, Maria da Glória. Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras. RBPAE – v. 36, n. 1, p. 216 – 240, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 10/07/2020.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. 18. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. 5ª edição. São Paulo: Editora Alternativa, 2004.

LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Conselhos escolares, gestão democrática e qualidade de ensino. 1 ed. Curitiba: Appris, 2020.

LÜCK, Heloisa. Perspectiva da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em aberto – Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev/jun. 2000.

____________. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

____________. A gestão participativa na escola. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Série Cadernos de Gestão

MENEGHETTI, Patrick Costa. GOULART, Sheila de Oliveira. Educação em direitos humanos: um compromisso da gestão democrática em tempos de sociedade globalizada. In GEVEHR, Daniel Luciano. THAINES, Aleteia Hummes (Orgs). Direitos humanos na contemporaneidade [livro eletrônico]: problemas e experiências de pesquisas. – Guarujá, SP: Científica Digital, 2021. DOI: https://doi.org/10.37885/210605055

NOVAES, Ivan Luiz. FIALHO, Nadia Hage. Descentralização educacional: características e perspectivas. RBPAE – v. 26, n. 3, p. 585-602, set./dez. 2010.

OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro. A relação público privada na educação básica brasileira: as implicações do neogerencialismo como modelo de gestão. Dossiê: trabalho e educação básica. Revista Interdisciplinar. Vol. 11. N. 16. Jun 2017. (p. 57-67). DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5383

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300008

VIEIRA, Sofia Lerche. Política (s) e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – v. 23, n. 1, p. 53-69. Jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

2023-11-19

Como Citar

Rodrigues, R. P., & Hora, D. L. da. (2023). GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA A AUTONOMIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 204–213. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.643

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.