INTERDISCIPLINARIDADE EM AÇÃO
STEAM E CULTURA MAKER NA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.1988Palavras-chave:
STEAM, Maker, Educação, Práticas Escolares, InterdisciplinaridadeResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) juntamente com o movimento maker, destacando sua relevância na incorporação de tecnologias digitais no ambiente escolar e sua influência nas inovações pedagógicas. A adoção dessas abordagens visa tornar o processo de ensino mais dinâmico, interativo e alinhado às demandas da sociedade contemporânea, que exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com desafios tecnológicos e multidisciplinares. A abordagem STEAM busca se alinhar aos conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, integrando diferentes áreas do conhecimento por meio de atividades práticas e experimentais, promovendo um aprendizado ativo e significativo. Ao aliar essa abordagem à cultura maker (“pôr a mão na massa”), os estudantes são incentivados a explorar a criatividade, desenvolver o pensamento crítico, resolver problemas e trabalhar colaborativamente, competências fundamentais para sua formação acadêmica e profissional. Dessa forma, deixam de enxergar os conteúdos como algo isolado ou sem relevância, passando a perceber sua integração e complementaridade. Além disso, aplicam diversas habilidades e conhecimentos para solucionar desafios do dia a dia. A implementação dessas estratégias no ensino de inglês, aliada ao ensino de outras disciplinas, possibilita uma aprendizagem mais contextualizada e envolvente, utilizando a tecnologia como meio para aprimorar a comunicação e a fluência no idioma, bem como para o desenvolvimento dos conteúdos escolares. Neste contexto, este estudo apresenta e analisa um estudo de caso de uma professora de inglês que lecionava em uma escola bilíngue e adotou a abordagem STEAM aliada à cultura maker, demonstrando, na prática, a aplicação dessas metodologias. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica com base em livros e artigos acadêmicos que discutem a temática, permitindo uma análise teórica das vantagens, desafios e possibilidades da aplicação da abordagem STEAM e do movimento maker no ensino bilíngue (inglês e outras disciplinas).