EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NO ENSINO
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2301Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Surdos, Práticas Pedagógicas, Língua Brasileira de Sinais, AcessibilidadeResumo
Este artigo aborda a importância da educação inclusiva para surdos, explorando práticas pedagógicas inovadoras que favorecem a transformação do ensino para esse público. A pesquisa destaca o uso de metodologias que garantem acessibilidade e a efetiva participação dos surdos em ambientes educacionais, com ênfase no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tecnologias assistivas. A análise das práticas transformadoras propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados por professores e alunos, bem como a necessidade de formação contínua dos docentes para uma atuação mais inclusiva. O estudo visa oferecer subsídios para a construção de um ensino mais equitativo e respeitador das diferenças, promovendo a plena cidadania dos surdos.