EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS

DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NO ENSINO

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Autores

  • Taynan Alécio da Silva
  • Carlos Eduardo de Sousa Santos
  • Andreson Charles Oliveira Pereira
  • Munique Dorneles Lopes
  • Giovana Cristina de Campos Bezerra
  • Danyella Barbosa de Morais Campos

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2301

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Surdos, Práticas Pedagógicas, Língua Brasileira de Sinais, Acessibilidade

Resumo

Este artigo aborda a importância da educação inclusiva para surdos, explorando práticas pedagógicas inovadoras que favorecem a transformação do ensino para esse público. A pesquisa destaca o uso de metodologias que garantem acessibilidade e a efetiva participação dos surdos em ambientes educacionais, com ênfase no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tecnologias assistivas. A análise das práticas transformadoras propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados por professores e alunos, bem como a necessidade de formação contínua dos docentes para uma atuação mais inclusiva. O estudo visa oferecer subsídios para a construção de um ensino mais equitativo e respeitador das diferenças, promovendo a plena cidadania dos surdos.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Silva, T. A. da, Santos, C. E. de S., Pereira, A. C. O., Lopes, M. D., Bezerra, G. C. de C., & Campos, D. B. de M. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NO ENSINO. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–11. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2301

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