EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

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Autores

  • Francisco Kássio Teixeira de Moura Moura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2293

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Educação em Ciências

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em identificar e mapear teses e dissertações sobre Educação Ambiental na Formação de Professores de Ciências em um período de 10 anos, compreendido entre 2012 e 2022. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, na qual a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foi utilizada para a coleta de dados. O critério de escolha dessas pesquisas considerou apenas teses e dissertações da área de Ensino de Ciências. Os dados foram quantificados e organizados em gráficos e quadros. Foram encontradas 60 pesquisas, sendo 15 teses e 45 dissertações. Com 42%, a área de biologia foi a que mais publicou, seguida por ciências, com 36%, química, com 17%, física, com 3%, e Educação do Campo, com apenas 2% dessas publicações. Por meio do mapeamento, foi possível perceber uma redução dessas publicações nos últimos anos. No entanto, essa linha de pesquisa vem se consolidando no campo educacional.

Biografia do Autor

Francisco Kássio Teixeira de Moura Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor da Educação básica. 

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Moura, F. K. T. de M. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS : UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2293

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