EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2293Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Ambiental, Educação em CiênciasResumo
O objetivo desta pesquisa consiste em identificar e mapear teses e dissertações sobre Educação Ambiental na Formação de Professores de Ciências em um período de 10 anos, compreendido entre 2012 e 2022. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, na qual a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foi utilizada para a coleta de dados. O critério de escolha dessas pesquisas considerou apenas teses e dissertações da área de Ensino de Ciências. Os dados foram quantificados e organizados em gráficos e quadros. Foram encontradas 60 pesquisas, sendo 15 teses e 45 dissertações. Com 42%, a área de biologia foi a que mais publicou, seguida por ciências, com 36%, química, com 17%, física, com 3%, e Educação do Campo, com apenas 2% dessas publicações. Por meio do mapeamento, foi possível perceber uma redução dessas publicações nos últimos anos. No entanto, essa linha de pesquisa vem se consolidando no campo educacional.