GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS
BOAS PRÁTICAS DAS SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS DE ENSINO NA ESTRATÉGIA JOVEM DE FUTURO
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2289Palavras-chave:
Gestão educacional, Educação, Jovem de Futuro, Circuito de gestão, Boas práticaResumo
Este resumo aborda práticas de gestão educacional bem-sucedidas nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais, que contribuem para a organização gerencial da educação pública. O foco está na sustentabilidade dos sistemas educacionais e no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se o programa "Jovem de Futuro", uma parceria entre o Estado e o Instituto Unibanco, que utiliza o Circuito de Gestão para promover a melhoria contínua nas escolas. Foram destacadas práticas como gestão pedagógica baseada em dados, plantões individuais, uso de plataformas educacionais e preparação para o ENEM. Essas iniciativas demonstram o potencial de práticas de gestão focadas em melhorar a qualidade e equidade educacional, apesar dos desafios socioeconômicos e de evasão escolar. A colaboração com o terceiro setor e a comunidade escolar são essenciais para um ensino mais equitativo e eficaz.