PRÁTICAS INOVADORAS E INTERDISCIPLINARES

EXPLORANDO O GÊNERO FANFIC PARA TRANSFORMAR O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

Visualizações: 3

Autores

  • João Vítor Sampaio de Moura Universidade Federal de Uberlândia
  • Brenda Mourão Pricinoti Universidade Federal de Uberlândia
  • Stefanne de Almeida Teixeira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.1987

Palavras-chave:

Fanfic, Desenvolvimento de leitura e escrita, Educação, Práticas Escolares, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o gênero textual fanfic nas aulas de língua portuguesa, com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes. A proposta central foi compreender de que forma esse gênero literário pode contribuir para a formação de sujeitos ativos no processo de aprendizagem, incentivando a participação dos alunos e a construção de conhecimentos de maneira crítica e reflexiva. A análise envolveu a investigação das estratégias de ensino de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa, ressaltando a relevância dessas práticas no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes e no fomento à reflexão sobre a linguagem e a construção de textos. Ao longo do estudo, abordamos a importância do gênero fanfic como uma forma significativa de letramento, enfatizando sua influência nas interações sociais de escrita e leitura entre os alunos. Esse gênero, por estar intimamente ligado ao universo digital e aos interesses pessoais dos jovens, torna-se uma ferramenta poderosa para envolver os estudantes no processo de leitura e produção textual, além de proporcionar uma maneira de se expressarem e interagir com os pares de forma criativa e autêntica. A análise revelou que, ao inserir fanfics nas aulas, os alunos não apenas desenvolveram suas habilidades de leitura, mas também ampliaram suas capacidades de apreciação crítica das produções escritas de seus colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Para a realização desta pesquisa, foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica, com base em uma ampla revisão de autores que contribuíram para a compreensão e análise dos diversos aspectos abordados. Entre as principais referências utilizadas estão Antunes (2003), que fornece uma base teórica sobre o ensino de língua portuguesa; Bakhtin (1997), que oferece uma visão fundamental sobre a teoria dos gêneros textuais; Vargas (2015) e Campos (2017), que discutem especificamente o gênero fanfic; e Street (2007), Kleiman (2007) cujas obras tratam do conceito de letramento em suas diferentes vertentes. Com base nesses autores e na análise do gênero fanfic, a pesquisa busca mostrar que, ao integrar esse tipo de texto nas práticas pedagógicas de leitura e escrita, é possível desenvolver uma abordagem mais dinâmica, criativa, contextualizada e interdisciplinar, que favorece a participação ativa dos alunos e estimula o desenvolvimento de suas competências críticas e reflexivas, essenciais para a formação de cidadãos leitores e escritores autônomos.

Biografia do Autor

João Vítor Sampaio de Moura, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: contatomourajvs@gmail.com

Brenda Mourão Pricinoti, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: brendapricinoti@yahoo.com.br

Stefanne de Almeida Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: stefanne.almeida@gmail.com

Downloads

Publicado

24-05-2025

Como Citar

Moura, J. V. S. de, Pricinoti, B. M., & Teixeira, S. de A. (2025). PRÁTICAS INOVADORAS E INTERDISCIPLINARES: EXPLORANDO O GÊNERO FANFIC PARA TRANSFORMAR O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(1), 01–02. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.1987

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.