O USO DE PRÁTICAS E MATERIAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO EM PROL DA RENOVAÇÃO DA ESCOLA RURAL EM CAXIAS DO SUL/RS (1930-1950)

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Autores

  • Elisângela Cândido da Silva Dewes Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Renovação Pedagógica; Escola Rural; Cultura Escolar; Cultura Material Escolar.

Resumo

Este estudo tem como propósito analisar e compreender as orientações sobre o uso de materiais e/ou inserção de práticas pedagógicas renovadoras, junto às escolas rurais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 1930 a 1950. E, faz parte dos estudos preliminares que compõem o projeto de pesquisa de doutorado da autora. Esta investigação é desenvolvida na perspectiva da História Cultural, fundamentada em conceitos como o de práticas, proposto por Chartier (1990), (1991); e, o de Cultura Escolar concebido por Escolano Benito (2017), (2021). Além do aporte em investigações como por exemplo de Souza (2007) e de Valdemarin (2010), acerca dos materiais da cultura escolar. O percurso metodológico é amparado na análise documental histórica, a partir do cotejamento de fontes como programas de ensino, jornais, revistas e/ou boletins da imprensa pedagógica, fotografias, relatórios e correspondências da administração pública municipal. Os documentos foram localizados no Acervo Histórico João Spadari Adami e na Hemeroteca Digital. A sistematização das evidências foi realizada com base em categorias que emergiam de temas considerados mais recorrentes, oferecendo subsídios para a análise e posterior elaboração de resultados. Nessa perspectiva, objetivou-se compreender os possíveis sentidos estabelecidos pela Diretoria de Instrução Pública Municipal acerca de determinados materiais e práticas propostos para as escolas rurais. Tendo em vista que o acervo de materiais educativos, utilizados em dado espaço e tempo, possam evidenciar as investidas para uma reorganização da escola alicerçada na ideia de adotar concepções inovadoras (SOUZA, 2007). E, nesse sentido que a experiência com os materiais e a partir das novas práticas propostas poderiam constituir conhecimento sobre “a escola” e acerca de uma cultura escolar que se tentava reconfigurar a partir da inserção de um novo habitus entre os professores. (ESCOLANO BENITO, 2017). Como resultados, o estudo possibilitou evidenciar que o órgão municipal de ensino caxiense, em meados dos anos de 1930, quando aconteceu com mais vigor o movimento nacional para o uso de práticas progressistas, já apresentava em seus programas de ensino propostas para um trabalho intuitivo. A partir de então, entende-se que essas proposições visavam possibilitar experiências aos alunos, e que articulavam o conteúdo ministrado em aula à realidade social dos sujeitos que frequentavam as escolas rurais. Além disso, de que houve um empreendimento para a inserção de práticas e materiais como aporte à educação, entre eles: o cinema, a rádio educativa, dramatizações, excursões, bibliotecas para a comunidade, entre outros, sob a crença de que apoiariam a educação escolar e da comunidade rural como um todo.  

Biografia do Autor

Elisângela Cândido da Silva Dewes, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação, Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2023-09-21

Como Citar

Dewes, E. C. da S. (2023). O USO DE PRÁTICAS E MATERIAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO EM PROL DA RENOVAÇÃO DA ESCOLA RURAL EM CAXIAS DO SUL/RS (1930-1950). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 95–96. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/894

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