POVO INDÍGENA XOKÓ:
UMA AÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE SUAS MEMÓRIAS
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indígenas Xokó, pedagogia decolonial, resistênciaResumo
O presente artigo tem como objetivo geral compreender quem são os povos indígenas Xokó com embasamento da pedagogia decolonial. Como específicos nos propomos descrever o trabalho realizado no projeto de iniciação cientifica intitulado “memória Digital do Povo Indígena Xokó, que foi desenvolvido na universidade Tiradentes. Como também vamos analisar as possibilidades que o material salvaguardado trará para que professores e estudantes conheçam a história dos povos indígenas Xokó. O decolonial nos ajudou nos ajustes das lentes, para nos aprofundar nos estudos sobre os indígenas Xokó. Por se tratar de uma pesquisa de sujeitos historicamente marginalizados é preciso a sensibilidade que o decolonial nos traz para fazermos um trabalho respeitando estes sujeitos, além de ter um maior cuidado com as fontes, as quais foram; o site da universidade federal de Sergipe, com jornais e o acervo em suporte papel de frei Enoque, para a construção de um acervo digital, a partir do processo de coleta, desinfestação, higienização, digitalização, indexação e armazenamento dos documentos. Utilizando uma metodologia qualitativa, fizemos o levantamento e análise de dados que possibilitarão traçarmos diferentes questões sobre os povos índigenas Xokó, tais como sua história de luta e resistência para manutenção de território, a influência do catolicismo na comunidade.