EDUCAÇÃO, CULTURA E DEMOCRACIA
REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA ESCOLA
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Educação. Escola. Democracia. Formação Humana.Resumo
Procura-se refletir, nesse artigo, sobre as transformações históricas, a racionalização e a secularização cultural, bem como as implicações desse movimento no desenvolvimento da sociedade e suas instituições, especialmente a escola moderna, que se transforma em meio utilitarista para as demandas econômicas. Com os avanços, a partir da Modernidade, no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a escola passa a atender as demandas do mercado, atuando tal qual as organizações, preocupadas com resultados e avaliações, esquecendo-se do sentido, a formação humana. Ao atuar de forma instituída, torna-se um serviço ao qual se atribui valor e que se oferece apenas para alguns. Dessa forma, apresenta-se a concepção da democracia como maneira de existir, permitindo compreender os equívocos presentes na sociedade neoliberal que promete igualdade de oportunidades, mas atua por meio da exclusão de direitos fundamentais. A partir do estudo realizado, reconhece-se como indispensável evidenciar a origem e o sentido de ser da educação e da escola, que comprometida com a formação intelectual visa a superação do instituído, ampliando as possibilidades de pensamento, a liberdade e a criatividade