REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE SABERES HISTORÍCOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

  • Renata da Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino de História, BNCC, Educação, Ensino Fundamental, História

Resumo

Este artigo analisa experiências de ensino agrícola no Espírito Santo entre 1910 e 1940, com o objetivo de investigar como o debate sobre a qualificação da mão de obra no campo passou pela implementação de instituições de ensino voltadas para essa finalidade. Para isso, toma como fontes relatórios de governos, relatório de inspeção, impressos oficiais e pedagógicos, analisados de forma indiciária (GINZBURG, 1989), considerando o entrecruzamento desses documentos. Nesse percurso, apresentamos as discussões que levaram à criação da Fazenda Modelo Sapucaia (1910); as propostas apresentadas na reforma educacional promovida por Attilio Vivacqua (1928-1930); os artigos sobre a temática na Revista de Educação (1934-1937) e a instalação do Patronato Agrícola de Maruípe (1933). Ao atenderem as necessidades dos tempos em que essas experiências foram empreendidas, podem também, ser consideradas, em alguma medida, no processo que daria lugar, nos anos 1940, à criação da Escola Prática de Agricultura.

Biografia do Autor

Renata da Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia, UFRPE.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Leite, R. da S. (2023). REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE SABERES HISTORÍCOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 113–123. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1006

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