ENRAIZAMENTO, DESENRAIZAMENTO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O PONTO DE VISTA DOS MONITORES AMBIENTAIS DO NÚCLEO ITAIM BIACICA

Visualizações: 5

Autores

  • Denis Moura dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Enraizamento, Desenraizamento, Itaim Paulista, Núcleo Itaim Biacica, População Loca

Resumo

O artigo relata a realização de duas entrevistas com monitores ambientais do Núcleo Itaim Biacica, localizado no Itaim Paulista, no extremo leste do Município de São Paulo, que ocuparam o cargo em momentos diferentes: Marcos Antônio dos Santos, graduado em História e morador local, que trabalhou desde a inauguração do parque em 2018 até 2023. Ligiane Ishida, sua sucessora, que nunca morou no Itaim Paulista, estava no curso de Ciências Biológicas. As entrevistas revelaram diferentes perspectivas sobre os mesmos fenômenos. O texto é baseado no conceito de enraizamento, que, conforme Simone Weil, é a necessidade humana de criar raízes e de pertencer a algo maior, e que o desenraizamento, ou seja, a ausência dessas raízes, pode levar à desagregação social e pessoal. Weil descreve esse processo pela sua experiência como operária. A região do extremo leste de São Paulo é carente de áreas de lazer, e a criação do Núcleo Itaim Biacica, tenha criado um espaço de lazer, e, também, de cultura com a preservação do Casarão Biacica, principal marco histórico do Itaim Paulista, a população local tem pouco conhecimento sobre a história do lugar, e o Itaim Paulista também tem a sua história.

Biografia do Autor

Denis Moura dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Orcid: 0000-0002-7791-4009. E-mail: denis.moura.santos@alumni.usp.br

Downloads

Publicado

2024-11-02

Como Citar

Santos, D. M. dos. (2024). ENRAIZAMENTO, DESENRAIZAMENTO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO : O PONTO DE VISTA DOS MONITORES AMBIENTAIS DO NÚCLEO ITAIM BIACICA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–03. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1632

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.