REVOGAÇÃO OU PERMANÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO – O que dizem os diferentes atores?

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Autores

  • Ítalo Souza Lima UESC
  • Elis Cristina Fiamengue UESC

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio; Reforma do Ensino Médio; Lei 13.415/2017; Direito à Educação.

Resumo

Este trabalho trata-se do levantamento inicial à pesquisa de Mestrado Profissional em Educação realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus, na Bahia. Nosso objetivo é apresentar as principais discussões atuais acerca da Reforma do Ensino Médio de 2017, a fim de identificar os argumentos usados pelos apoiadores de sua permanência ou por aqueles que defendem sua revogação. Para tanto, foram utilizados como materiais de análise: os anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) dos anos 2021 e 2022, bem como, informações obtidas no site da Fundação Lemann. Também citaremos reflexões feitas a partir da interlocução com conceitos e apontamentos importantes de outros autores, tais como: SILVA, T. T. (1999), ADRIÃO & PERONI (2018), FERRETTI (2018) e MACEDO (2022). Notou-se que, para os autores que se opõem a permanência da reforma, as modificações implementadas pela lei são concebidas enquanto práticas retrógradas, tendo em vista os avanços das políticas educativas efetivadas nos governos anteriores ao Golpe de 2016. Além disso, verificou-se que ideais de “formar para o século 21” e a utilização de “referenciais internacionais”, argumentados pelos apoiadores, têm o proposito de ordenar as políticas educacionais de modo a justificar a exploração mercantil, adestrando os estudantes às necessidades do mercado.

Biografia do Autor

Ítalo Souza Lima, UESC

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UESC.

Elis Cristina Fiamengue, UESC

Doutora em Sociologia, DCIE/UESC.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Lima, Ítalo S., & Fiamengue, E. C. (2024). REVOGAÇÃO OU PERMANÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO – O que dizem os diferentes atores?. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 186–187. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1023

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