ATUAÇÃO DAS MULHERES NO CONSELHO DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
ANÁLISE A PARTIR DAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (1927-1967)
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Associação Brasileira de Educação; História das Mulheres; Redes de Sociabilidade.Resumo
Esta pesquisa de mestrado busca identificar a formação e o perfil social das mulheres que integraram Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação (ABE), no período de 1927 a 1967, e relacioná-los aos discursos contemporâneos a respeito das representações da mulher e suas ações, tanto no interior da própria associação, como na educação e na sociedade brasileira na primeira metade do século XX. As fontes centrais da pesquisa são os arquivos da associação, tais como os estatutos, as atas do Conselho Diretor e as teses apresentadas nas Conferências Nacionais de Educação (CNEs); além de fontes diversas, que permitam elaborar uma biografia coletiva dessas mulheres, bem como construir o contexto da atuação coletiva, feminina e feminista, com o qual os seus discursos e ações serão relacionados. Do ponto de vista teórico, a análise irá adotar o conceito de redes de sociabilidade, de Sirinelli, a fim de compreender os sentidos das trajetórias e das relações que marcaram sua condição estatutária na ABE, e a perspectiva do contextualismo linguístico, desenvolvida por Skinner e Pocock, para interpretar a linguagem mobilizada nas CNEs. Na história das mulheres, será utilizado o trabalho de Michelle Perrot destacando as frentes de luta e resistência feminina. Metodologicamente, será empregada a pesquisa histórica, tendo como horizonte o tratamento prosopográfico, que visa a produção de biografias coletivas, identificando aspectos comuns ao grupo feminino dirigente da ABE, de modo a compreendê-las como parte minoritária e algo discrepante de uma elite intelectual dominantemente masculina. A presente pesquisa, em andamento, está vinculada ao Grupo de Pesquisa História da Educação: sujeitos, instituições e práticas (Brasil, séculos XIX-XX), sob orientação do Prof. Dr. Bruno Bontempi Jr.