INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Visualizações: 10

Autores

  • Fernanda Aparecida Olivera Silva Universidade Estadual Paulista
  • Isabelle Ruiz Paggioro Sessino Toledo Barbosa Universidade Estadual Paulista
  • Joaquim Ferreira da Cunha Neto Cunha Neto Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Trabalho docente; Sociedade em mudança; Saúde de professores/as/is; Desvalorização docente.

Resumo

Em face das constantes mudanças (sociais, políticas, econômicas e tecnológicas) que vivemos na atualidade é importante compreendermos sobre como elas impactam a profissão docente. Dessa forma, nosso objetivo é tecer reflexões sobre o trabalho docente no mundo em mudanças e suas interfaces com a saúde e a desvalorização da profissão professor/a/e. Esse estudo é de natureza exploratória e de cunho bibliográfico, foi utilizado diferentes bases teóricas para construir discussões sobre o tema. Neste sentido, apresentamos em um primeiro momento, o paradigma dessa sociedade em mudança que se relaciona às questões sobre estar atualmente na escola sendo um corpo-professor, enquanto vemos transformações em resultado da globalização, mobilidade, desigualdade e do aumento da demanda por educação profissional. Em um segundo momento, abordamos sobre os aspectos de saúde mental docente, olhando o bem-estar como um prisma individual, não sendo estado absoluto de satisfação ou insatisfação, dependendo da relação da pessoa com o trabalho, suas representações, crenças e valores. No terceiro momento, refletimos sobre a desvalorização docente e a precarização do trabalho, atendendo a jogos e relações de poder possíveis com a educação. As compreensões construídas neste estudo nos permitiram assumir que as mudanças do mundo já se revelam em práticas e possibilidades, porém não em leis. Estas, nem sempre se alinham ao interesse docente, mas isso não significa que formas de resistências não acontecerão.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Olivera Silva, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Educação, Unesp de Marília.

Isabelle Ruiz Paggioro Sessino Toledo Barbosa, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Educação, Unesp de Presidente Prudente.

Joaquim Ferreira da Cunha Neto Cunha Neto , Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Educação, Unesp de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Silva, F. A. O., Barbosa, I. R. P. S. T., & Cunha Neto , J. F. da C. N. (2024). INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 175–176. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1018

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.