A CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DO ÊTHOS DOCENTE

TECENDO POSSIBILIDADES ENTRE TEORIA, PRÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Visualizações: 302

Autores

  • Billy de Almeida Andrade Filho Universidade Federal do Pará
  • Jonnatan da Silva Ramos Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Igora Irma Santos Dacio Universidade Federal do Pará
  • Maura Lúcia Martins Cardoso Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0009-0008-8041-089X

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.957

Palavras-chave:

Estágio na Educação Infantil, Formação Continuada, Educação Inclusiva, Ludicidade

Resumo

O presente estudo se originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I e II e Educação e Ludicidade em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belém/PA. Onde engendrou-se a seguinte questão norteadora: a) Será que a oferta de formação continuada é capaz de aproximar teorias e práticas que auxiliem a falta da práxis do(a) docente na educação infantil inclusiva?  Buscando compreender de que modo ocorre a inclusão por meio da formação continuada em uma escola de educação infantil e como contribuir com recursos lúdicos inclusivos, nos propomos a realizar a presente pesquisa. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, inicialmente bibliográfica e documental e, em seguida, utilizou-se o formulário como instrumento de pesquisa. Como resultados, pôde-se concluir que ainda há muito a ser feito para a promoção de educação inclusiva e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Billy de Almeida Andrade Filho, Universidade Federal do Pará

Graduando de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará.

Jonnatan da Silva Ramos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Igora Irma Santos Dacio, Universidade Federal do Pará

Graduando de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Maura Lúcia Martins Cardoso, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará.

Referências

ABRAMOVICH, Frannf. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices.São Paulo: Scipione, 2001.

ATHAYDE, Lílian Márcia de Mello. Arte, Ludicidade e Educação: Interações Para (Re)Encontrar a Arte-Magia de Ensinar-Aprender. 2018 (p. 1-8).

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 jan. 2024.

BRASIL. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializada na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2007.

Bourdieu, Pierre. Sur la télévision. Paris: Liber, 1996.

DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” As Juventudes? Reflexões Em Torno Da Socialização Juvenil

DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini et. all. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores critico‐reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

FILHO, Billy de Almeida Andrade; PACHECO, Marcelo Wilson Ferreira. Os Caminhos Para

Inserção da Comunidade Surda na Educação Superior Pública no Brasil: Uma Questão De Direitos Humanos. 2022. Disponivel em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89235

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Tradução: Claudia Schilling. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. Coleção Leitura. 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko M. Brincando, investigando e aprendendo ciências nos anos iniciais do ensino fundamental com brincadeiras científicas investigativas Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação [livro eletrônico]/ Tizuko M. Kishimoto (Org.). --São Paulo: Cortez, 2017.3,3 Mb; e-PUB.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOTA, J. da S. Utilização do Google Forms na Pesquisa Acadêmica. Humanidades e Inovações, Palmas - TO, v. 6, n. 12, p. 372 - 380, ago. 2019.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2003

MAUÉS, P. V. M. As Contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Processo Educativo das Classes Hospitalares. 2020, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal do Pará, Belém - PA.

NEVES, Maria Apparecida Campos Mamede & DUARTE, Rosalia. O Contexto Dos Novos Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação E A Escola. 2008.

PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

SANTOS, Mateus Souza. Guajará [recurso eletrônico]: o grande rio que navega entre as crianças do Pará. Belém, 2021.

SOARES, Magda. Oralidade, alfabetização e letramento. Revista Pátio Educação Infantil, Ano VII, n. 20. jul.-out. 2009.

VIGOTSKI, L.S. A brincadeira e o papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, n. 8, p. 23-36. 2008.

VIGOTSKI, L.S. Psicologia Pedagógica – edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Andrade Filho, B. de A., Ramos, J. da S., Dacio, I. I. S., & Cardoso, M. L. M. (2024). A CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DO ÊTHOS DOCENTE: TECENDO POSSIBILIDADES ENTRE TEORIA, PRÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.957

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.