UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS

Visualizações: 402

Autores

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Interdisciplinaridade, Futuros Docentes

Resumo

A história da educação no Brasil passa constantemente por transformações e as instituições que preparam futuros docentes estão atentas a estas mudanças. O objetivo deste trabalho é colocar em discussão temas para analisar e refletir uma formação interdisciplinar, a interdisciplinaridade e suas particularidades para a formação de docentes pelo curso de Ciências Humanas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus São Borja. O presente trabalho foi desenvolvido utilizando a pesquisa exploratória, abordagem quantitativa e os procedimentos bibliográficos e levantamentos. O período de aplicação do questionário foi de 27 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022, tendo sido enviado para 80 discentes, com retorno de 13 estudantes. Os resultados do questionário aplicado, mostraram que os discentes do curso, em sua maioria, são conscientes sobre as particularidades e práticas interdisciplinares presentes no curso de Ciências Humanas - Licenciatura, e buscam maneiras de levar o conceito para sua futura vida docente. Concluiu-se que foi possível entender como a formação interdisciplinar é recebida e entendida pelos discentes do curso. Porém, quanto aos desafios e dificuldades que existem na formação interdisciplinar, as proporções do problema levantado se tornam demasiadamente grandes para serem abordadas no presente artigo, abrindo espaço para os autores voltarem a explorar o tema posteriormente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alison Fernando Jeronymo Eduardo, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui, Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja.Pesquisa sobre Evasão universitária, Interdisciplinaridade e Políticas Públicas Educacionais.

Letícia Almeida Lopes, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa

Doutor em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. Área de concentração: História, Região e Fronteira. Professor adjunto na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja - RS.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Diretoria de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. REUNI 2008 – Relatório de Primeiro Ano. p. 1-17, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo, Atlas S/A, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999 apud CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

GIL, Natália de Lacerda. A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes estatísticas em História da Educação. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, 2009.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2.ed. Rev. Educs, Caxias do Sul, 2008.

PORVIR. “Não existe saber o fragmentado, ele é um só”. Disponível em: <https://porvir.org/nao-existe-saber-fragmentado-ele-e-um-so/> Acesso em: 29 dez. 2021.

RAMOS, Ana; DELGADO, Fernanda; AFONSO, Paulo; CRUCHINHO, Alexandra; PEREIRA, Paula; SAPETA, Paula; RAMOS, George. Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 2013, 26(1), pp. 115-141. Disponivel em: <https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/2986/2406>. Acesso em: 29 dez. 2021.

UNIPAMPA. Projeto Político Pedagógico, Ciências Humanas - Licenciatura. 2021 Disponível em: <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciashumanas/pagina_fixa/ppc/>. Acesso em: 03 jan. 2022.

VIEIRA, F. A autonomia na aprendizagem das línguas. In Ciências da educação: Investigação e acção, Actas do II Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto: SPCE, 1995.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

Fernando Jeronymo Eduardo, A. ., Almeida Lopes, L. ., & Bernardino Colvero, R. . (2023). UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(4), 62–72. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/430

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.