PERFORMATIVIDADES E (CO)CONSTRUÇÕES DE MASCULINIDADES BRANCAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Visualizações: 204

Autores

  • Vinícius de Abreu Bolina Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Identidades, Masculinidades, Performatividades, Educação Infantil

Resumo

O objetivo deste trabalho foi tentar entender como acontecem nos processos cotidianos a (co)construção das masculinidades pelas performatividades de dois “alunos-problema” diagnosticados com Transtorno do Défcit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e como a psicologização da infância pode invizibilizar esses processos. Pelos estudos sobre as performatividades das masculinidades, pensamos como as redes de significados em torno destas performatividades conferem aos homens a lógica de domínio desde a mais tenra idade. A metodologia do trabalho foi de cunho qualitativo com a utilização da observação participante do cotidiano escolar, entrevistas e anotações de conversas informais consideradas relevantes, anotadas em diário de campo para a geração de dados. Foi possível ver que, mesmo por indivíduos em uma localização social privilegiada em aspectos de gênero e étnico-raciais, as normas hegemônicas podem ser tanto reproduzidas como subvertidas e a problematização dessas performatividades podem auxiliar na construção de sujeitos mais críticos de suas próprias ações e discursos desde a infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius de Abreu Bolina, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de Licenciatura em Sociologia, pela Universidade Federal de Santa Maria. Estudante do grupo de pesquisa Tuna -Gênero, Educação e Diferença da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Pesquisa sobre gênero, alteridades e práticas sociais. E-mail: viniciusmadebre@gmail.com.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora do Curso de Ciências da Natureza -Licenciatura e no PPG em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Pesquisa sobre currículo, ensino deciências e química, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna -Gênero, Educação e Diferença da Unipampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG. E-mail: fabianeunipampa@gmail.com.      

Referências

BADINTER, E. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

BONETTI, Alinne de Lima. Gênero, poder e feminismos: as arapiracas pernambucanas e os sentidos de gênero da política feminista. labrys, études féministes/ estudos feministas. Jan./jun. 2012.

BUTLER, Judith. Performatividad, precariedad y políticas sexuales. Revista de Antropología Iberoamericana. Madri, v. 4, n. 3. p. 321-336, set./dez. 2009.

CAETANO, Marcio; SILVA JÚNIOR, Paulo Melgaço da; HERNANDEZ, Jimena De Garay. Ninguém nasce homem, torna-se homem: as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades. Revista Periódicus, Salvador, v. 2, abr. 2015.

CAETANO, Marcio; SILVA JÚNIOR, Paulo Melgaço da. Apresentação. In: CAETANO, Marcio; SILVA JÚNIOR, Paulo Melgaço (Org.). De guri a cabra-macho. Masculinidades no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018. p. 11-15.

CONNELL, Raewyn. The Social Organization of Masculinity. In: CONNELL, Raewyn. Masculinities. 2. ed. Los Angeles: University of California Press, 2005. p. 67-86.

CONNELL, Raewyn; MESSERSCHMIDT, James. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, abr. 2013.

CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: Uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015.

CORREIA, Maria da Conceição Batista. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 30-36, jul./dez. 2009.

DANELON, Márcio. A infância capturada: escola, governo e disciplina. In: RESENDE, Haroldo de (Org.). Michel Foucault e o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 217-240.

FREIRE, Paulo. Educação Versus Massificação. In: FREIRE, Paulo Educação como prática da liberdade. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. p. 93- 108.

FREITAS, Daniela Amaral Silva. Relações de gênero nos kits de literatura afrobrasileira distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte: razão e emoção para regular corpos na literatura infantil. In: PARAÍSO, Marlucy Alves;

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Pesquisas sobre Currículos, Gêneros e Sexualidades. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 115-137.

GADIOLI, Monique Ferreira; MÜLLER, Tânia Maria Pedroso. Branquitude e cotidiano escolar. In: MÜLLER, Tânia Maria Pedroso; CARDOSO, Lourenço Branquitude. Estudos sobre a identidade branca no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

LEGUIÇA, Michele Lopes. “Atira no coração dela”: Corpos e scripts de gênero na educação infantil. Porto Alegre, 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Pedagogização da infância: refletindo sobre poder e regulação. INTER-AÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, UFG. v. 33, n. 2, p. 317- 341, jul./dez. 2008.

LOBO, Lilia Ferreira. O nascimento da criança anormal e a expansão da Psiquiatria no Brasil. In: RESENDE, Haroldo de (Org.). Michel Foucault e o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 199-216.

LOURO, Guacira Lopes. A construção escolar das diferenças. In: LOURO, Guacira Lopes Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 57-87.

LOURO, Guacira Lopes. Corpos que escapam. labrys, études féministes/ estudos feministas. n. 4, ago./dez. 2003.

MEDRADO, Benedito; LIRA, Jorge. Em tempo de masculinidades coloniais em relevo, um intento de prefácio. In: CAETANO, Marcio; SILVA JÚNIOR, Paulo Melgaço da (Org.). De guri a cabra-macho: Masculinidades no Brasil. 1.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018. p. 7-10.

MELO, Adrián. O gaúcho na Literatura e no Cinema Argentinos: questionando a masculinidade. In: PENTEADO, Fernando Marques; GATTI, José. Masculinidades:teoria,

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Bolina, V. de A., & Silva, F. F. da. (2021). PERFORMATIVIDADES E (CO)CONSTRUÇÕES DE MASCULINIDADES BRANCAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/78

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.