PERFORMATIVIDADES E (CO)CONSTRUÇÕES DE MASCULINIDADES BRANCAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autores

  • Vinícius de Abreu Bolina Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Identidades, Masculinidades, Performatividades, Educação Infantil

Resumo

O objetivo deste trabalho foi tentar entender como acontecem nos processos cotidianos a (co)construção das masculinidades pelas performatividades de dois “alunos-problema” diagnosticados com Transtorno do Défcit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e como a psicologização da infância pode invizibilizar esses processos. Pelos estudos sobre as performatividades das masculinidades, pensamos como as redes de significados em torno destas performatividades conferem aos homens a lógica de domínio desde a mais tenra idade. A metodologia do trabalho foi de cunho qualitativo com a utilização da observação participante do cotidiano escolar, entrevistas e anotações de conversas informais consideradas relevantes, anotadas em diário de campo para a geração de dados. Foi possível ver que, mesmo por indivíduos em uma localização social privilegiada em aspectos de gênero e étnico-raciais, as normas hegemônicas podem ser tanto reproduzidas como subvertidas e a problematização dessas performatividades podem auxiliar na construção de sujeitos mais críticos de suas próprias ações e discursos desde a infância.

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Biografia do Autor

Vinícius de Abreu Bolina, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de Licenciatura em Sociologia, pela Universidade Federal de Santa Maria. Estudante do grupo de pesquisa Tuna -Gênero, Educação e Diferença da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Pesquisa sobre gênero, alteridades e práticas sociais. E-mail: viniciusmadebre@gmail.com.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora do Curso de Ciências da Natureza -Licenciatura e no PPG em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Pesquisa sobre currículo, ensino deciências e química, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna -Gênero, Educação e Diferença da Unipampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG. E-mail: fabianeunipampa@gmail.com.      

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Publicado

2021-06-16

Como Citar

Bolina, V. de A., & Silva, F. F. da. (2021). PERFORMATIVIDADES E (CO)CONSTRUÇÕES DE MASCULINIDADES BRANCAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/78

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