DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

OS DESAFIOS NO ENSINO EM UM EDUCANDÁRIO NO CAMPO

Visualizações: 184

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.634

Palavras-chave:

Pandemia, Teletrabalho, Aulas remotas

Resumo

Este artigo aborda os desdobramentos do ensino remoto ao longo da pandemia da Covid-19 nas atividades de docentes de um educandário da zona rural do município de São Lourenço do Sul. A investigação aconteceu ao longo de 2020 e 2021, período em que as aulas remotas e o teletrabalho vigoraram na rede estadual de Educação no estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo, buscou-se investigar as práticas desenvolvidas pelos docentes para acessar os estudantes no período em questão, bem como a forma com que a pandemia interferiu na rotina desses profissionais. Constatou-se que, didaticamente, o ensino remoto fez com que os docentes encontrassem diferentes maneiras para acessar os estudantes, considerando que muitos discentes priorizavam as atividades agrícolas desenvolvidas em suas propriedades. Financeiramente, exigiu, para uma parcela dos entrevistados, investimentos financeiros e trouxe à tona a desvalorização dos profissionais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéferson Schneider Iéque, Instituto Federal Sul-rio-grandense / IFSul (Câmpus Pelotas)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas). Integrante do Grupo de Pesquisa História Educação e Docência (GPHEDo). 

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas).

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas). Coordenadora do Grupo de Pesquisa História, Educação e Docência (GPHEDo). 

Referências

ALMEIDA, Ana Cláudia Pereira de; SCHEIFER, Camila Lawson. Caindo na rede, caindo na real: Em busca do inédito viável no mundo em (pós)pandemia. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 4, p. 1193-1218, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/yTq4tdNhQHjfs9mqpqJW4CD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202117903

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional - LDB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 14 jul. 2021.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem fronteira, v. 3, n.1, p. 60-81, 2003. Disponível em: www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-1/Educacao-MII/3SF/A_ESCOLA_DO_CAMPO_EM_MOVIMENTO.pdf. Acesso em: 21 abr. 2022.

FREIRE, Maximina Maria. O ensino remoto emergencial e a exigência imediata de letramento: reflexões sobre um tempo de exceção. DELTA, v. 37, n. 4, São Paulo, 2021. Disponível em: https://old.scielo.br/pdf/delta/v37n4/1678-460X-delta-37-04-202156287.pdf. Acesso em: 05 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x202156287

GATTI, Bernadete Angelina. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 29-42, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/178749. Acesso em: 02 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão. Escola do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 326-333.

MOSSMANN, Suziane da Silva; DAGA, Aline Cassol; GOULART, Anderson Jair. Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 4, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/6DKCS7yzCsSKj5h8smC9VZM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202117868

NEVES, Delma Passanha. Agricultura familiar. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 34-42.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 55.118, de 16 de março de 2020. Diário Oficial de Estado, Porto Alegre, RS, p. 5-7, 17 mar. 2020. Disponível em: http://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/202003/18202241-decreto-n-55-118-teletrabalho.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; NETTO, Mário Borges. Por uma educação do campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando – Revista eletrônica de Culturas e Educação, n. 3, p. 45-60, 2011. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/component/phocadownload/category/119?download=125. Acesso em: 21 abr. 2022.

SILVA, Luciene Rocha; SANTOS, Arlete Ramos dos; SOUZA, Davi Amâncio de. Os desafios do ensino remoto na educação do campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), v. 1, n. 1, p. 40-65, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8263. Acesso em: 08 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8263

Downloads

Publicado

2023-11-19

Como Citar

Iéque, J. S., & Leon, A. D. (2023). DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS NO ENSINO EM UM EDUCANDÁRIO NO CAMPO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 61–83. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.634

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.