DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

OS DESAFIOS NO ENSINO EM UM EDUCANDÁRIO NO CAMPO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.634

Palavras-chave:

Pandemia, Teletrabalho, Aulas remotas

Resumo

Este artigo aborda os desdobramentos do ensino remoto ao longo da pandemia da Covid-19 nas atividades de docentes de um educandário da zona rural do município de São Lourenço do Sul. A investigação aconteceu ao longo de 2020 e 2021, período em que as aulas remotas e o teletrabalho vigoraram na rede estadual de Educação no estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo, buscou-se investigar as práticas desenvolvidas pelos docentes para acessar os estudantes no período em questão, bem como a forma com que a pandemia interferiu na rotina desses profissionais. Constatou-se que, didaticamente, o ensino remoto fez com que os docentes encontrassem diferentes maneiras para acessar os estudantes, considerando que muitos discentes priorizavam as atividades agrícolas desenvolvidas em suas propriedades. Financeiramente, exigiu, para uma parcela dos entrevistados, investimentos financeiros e trouxe à tona a desvalorização dos profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Jéferson Schneider Iéque, Instituto Federal Sul-rio-grandense / IFSul (Câmpus Pelotas)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas). Integrante do Grupo de Pesquisa História Educação e Docência (GPHEDo). 

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas).

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas). Coordenadora do Grupo de Pesquisa História, Educação e Docência (GPHEDo). 

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Publicado

2023-11-19

Como Citar

Iéque, J. S., & Leon, A. D. (2023). DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS NO ENSINO EM UM EDUCANDÁRIO NO CAMPO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 61–83. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.634

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