O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES

EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS

Visualizações: 284

Autores

Palavras-chave:

Espaços Não Formais, Formação de Professores, prendizagem Significativa

Resumo

A educação a cada dia é confirmada como ferramenta para desenvolvimento holístico do ser, por isso, sempre foi estudada em suas delicadezas e metodologias. Neste sentido, uma das práticas exitosas é o uso de espaços não-formais, por isso, neste trabalho retomamos esta questão com acadêmicos de Pedagogia, em Manaus, com o objetivo de discutir os possíveis saberes teóricos e práticos acerca do ensino em espaços não-formais por meio da leitura e análise de produções científicas que contemplem essa linha de discussão, bem como compreensão sobre as situações emergentes de contato com ambientes externos à universidade. O viés do estudo foi fenomenológico em torno de como discentes percebem esta alternativa de ambiente laboral, e, por estarmos trabalhando com impressões e instâncias subjetivas, a abordagem foi qualitativa, ainda que tivéssemos apresentado os dados por meio de percentual. A pesquisa teve cunho descritivo e participaram 24 estudantes, do componente curricular “Educação em Espaços Não-Formais”. Os dados obtidos foram organizados em categorias e
apresentados aos próprios acadêmicos e assim, foram debatidos o porquê de tais reincidências, e os resultados estão expostos em tabela, seguido de análise descritiva e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação em Ciências (UEA); Professor do Departamento de Métodos e Técnicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Érika da Silva Ramos, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação Especial (UMINHO). Professora do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. nº 13. 10. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1996.

________. Constituição. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira. Ensino de Ecologia em espaços não formais. In: III CLAE e IXCEB, 10 a 17 de setembro de 2009. Anais... São Lourenço, MG, 2009.

FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. Manaus: Editora Valer, 2010.

GHANEM, Elie.; TRILLA, Jaume. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. EM EXTENSÃO, Uberlândia, v. 7, 2008.

NEGRÃO, Felipe da Costa. O ensino de língua portuguesa em espaços não formais: sequências didáticas e a cultura amazônica na educação infantil. In: SOUSA, Ivan Vale de. (Org.). Sequências Didáticas no Ensino de Línguas: Experiências, Reflexões e Propostas. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p. 105-118.

NEGRÃO, Felipe da Costa.; MORHY, Priscila Eduarda Dessimoni.; AMORIM NETO, Alcides de Castro.; FACHÍN-TERAN, Augusto. Possibilidades para o ensino e aprendizagem da matemática no Bosque da Ciência (INPA). In: 6º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM

CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, 2016, Manaus. Anais... Manaus: UEA Edições, 2016. p. 01- 10.

NEGRÃO, Felipe da Costa.; MORHY, Priscila Eduarda Dessimoni. A inserção da disciplina de educação em espaços não formais no curso de pedagogia. REAMEC, v. 7, p. 1-16, 2019.

NEGRÃO, Felipe da Costa.; RAMOS, Érika da Silva.; SOUZA, Agda Monteiro. Transversalidade na educação psicomotora: desenvolvendo à docência em espaços não formais. In: III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, Natal. Anais... Natal: Realize Eventos e Editora, 2016. p. 01-10.

NEGRÃO, Felipe da Costa.; REIS, Andreza Rayane Holanda. A cultura amazônica e o ensino de geografia no Centro Histórico de Manaus (AM). In: I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO, 2017, Fortaleza. Anais... Campina Grande: Editora Realize, 2017. p. 147-159.

MARANDINO, Martha. Educação em Museus de História Natural: Possibilidades e Desafios de um Programa de Pesquisa. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, 2005.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Negrão, F. da C., & Ramos, Érika da S. (2021). O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(3). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/50

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.