A ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESCOLA

ENGAJAMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO DESEMPENHO DISCENTE

Visualizações: 709

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.908

Palavras-chave:

Competências socioemocionais, Administração, Educação

Resumo

As preocupações e compreensões sobre a temática das competências socioemocionais relacionada aos alunos do Curso Técnico em Administração foi desenhada a partir das apresentações durante o evento da Tecnobento pelos docentes da E.E.E.M. Bento Gonçalves – Canoas - RS. Assim, esse estudo tem como objetivo mostrar e refletir, trazendo contribuições no sentido de priorizar ações de melhoramentos em benefícios dos estudantes durante a sua formação técnica, sob reflexões e estratégias do professor como agente transformador. Para isto, adotou-se a metodologia desenvolvida por meio da busca na legislação, na doutrina, nas Políticas Públicas da educação, nos dados em sites relacionados à BNCC, nas Lei de Diretrizes e Bases e nos dados relacionados à Tecnobento. No primeiro momento, procura-se entender como as competências socioemocionais são alinhadas com o mercado de trabalho. Num segundo momento, busca-se avaliar os impactos positivos da BNCC, observando e compreendendo a dinâmica relacionada à Tecnobento. A pesquisa, não apenas visa contribuir com a necessidade de acompanhamento e melhoramento nas relações identificadas a partir das competências socioemocionais, mas também inserir dentro do cenário, identificado pelos professores, uma reformulação na forma de apresentação e exposição dos projetos a partir da visão do educador e da conexão com o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Franco Machado, Universidade La Salle

Pós-doutoramento em Memória Social e Bens Culturais, pela Universidade La Salle (cursando 2022-2023). Doutorado em Desenvolvimento Regional, pela UNISC (2022). Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais - AIA, pelo UNILASALLE (2015). Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2011). Especialista em Direito Público, pela Faculdade Projeção – DF (2008). Graduação em Direito, pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Professor do Estado do Rio Grande do Sul, do curso Técnico em Administração, na E.E.E.M. Bento Gonçalves – Canoas – RS, disciplina de Direito e Legislação.

Jaqueline Brietzke Foppa, EEEM Bento Gonçalves

Técnica em Processamento de Dados, pelo Colégio Maria Auxiliadora (1999). Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade La Salle (2009). Pós-Graduada em Finanças Empresariais, pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2015). Experiência na Área Financeira empresarial (2003-2018). Professora do Estado do Rio Grande do Sul, na EEEM Bento Gonçalves – Canoas – RS, atuando na Educação Profissional e Tecnológica, no curso Técnico em Administração, disciplinas de Metodologia de Projetos e Gestão Financeira, no Núcleo de Inovação para o Trabalho e como Embaixadora do V Itinerário Técnico Profissionalizante do Ensino Médio Gaúcho

Luciane Alaides Brum da Silva, EEEM Bento Gonçalves

Atualmente, sou professora em Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, pela IFES-E (2021). Especialista em Docência para Ensino Superior, pela Faculdade São Luís (2020). Graduação em Administração de Empresas, pela Faculdade São Marcos (2010). Professora de Administração do curso Técnico em Administração (desde 2016), na  E.E.E.M. Bento Gonçalves – Canoas – RS

Referências

ADORNO, Theodor W., 1903-1969. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

APPLE, Michael W. Política cultural e educação. Tradução de Maria José do Amaral Ferreira – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

BERLINGERI, Matheus Mascioli. Competências socioemocionais e mercado de trabalho: um estudo para o caso brasileiro. Ribeirão Preto, 2018. 58p.:il.: 30cm. Orientador: Prof. Dr. Daniel Domingues dos Santos. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Economia – Área: Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, para a obtenção do título de Mestre em Ciências. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-17092018-115134/publico/MatheusMBerlingeri_Corrigida.pdf. Acesso em 14 ago 2023.

BOLSONI-SILVA, A. T. (2002). Habilidades sociais: breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento. Interação em Psicologia, 6(2),233-242. DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3311

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying. Acesso em 06 ago 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 jul 2023.

BRASIL. Ministério do Trabalho. CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/saibaMais.jsf.Acesso em 14 ago 2023.

CABALLO, V.E. (2014). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos.

CONNELL, R.W. School and Social Justice. Philadelphia: Temple University press, 1993.

FIRMINO, Giovana Brito Bertolini. Aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais: concepções da equipe do Ensino Médio de uma escola técnica. / Giovana Brito Bertolini Firmino – Presidente Prudente, SP, 2022. 142 f.: il. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, SP, 2022. Bibliografia. Orientadora: Profa . Dra. Carmem Lúcia Dias. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/bitstream/jspui/1435/5/Giovana%20Brito%20Bertolini%20Firmino.pdf. Acesso em 10 ago 2023.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002

GUERRA, N.: MODECKI, K.: CUNNINGHAM, W. Developing social-emotional skills for the labor Market: The PRACTICE model. [S.L.]: The World Bank, 2014. DOI: https://doi.org/10.1596/1813-9450-7123

MARIN, Angela Helena et al . Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 18 ago 2023.

O REI LEÃO. Trilha Sonora do Filme o Rei Leão de 1994. Disponível em: https://www.google.com/search?q=The+Lion+King%3A+Original+Motion+Picture+Soundtrack+%C3%A9+a+trilha+sonora+original+do+filme+de+anima%C3%A7%C3%A3o+de+1994+da+Walt+Disney+Pictures&sourceid=chrome&ie=UTF-8&safe=active#vhid=8nIHjHV-G-maaM&vssid=l. Acesso em 10 ago 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Machado, L. F., Foppa, J. B., & Silva, L. A. B. da. (2024). A ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESCOLA: ENGAJAMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO DESEMPENHO DISCENTE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 117–129. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.908

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.