A ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESCOLA

ENGAJAMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO DESEMPENHO DISCENTE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.908

Palavras-chave:

Competências socioemocionais, Administração, Educação

Resumo

As preocupações e compreensões sobre a temática das competências socioemocionais relacionada aos alunos do Curso Técnico em Administração foi desenhada a partir das apresentações durante o evento da Tecnobento pelos docentes da E.E.E.M. Bento Gonçalves – Canoas - RS. Assim, esse estudo tem como objetivo mostrar e refletir, trazendo contribuições no sentido de priorizar ações de melhoramentos em benefícios dos estudantes durante a sua formação técnica, sob reflexões e estratégias do professor como agente transformador. Para isto, adotou-se a metodologia desenvolvida por meio da busca na legislação, na doutrina, nas Políticas Públicas da educação, nos dados em sites relacionados à BNCC, nas Lei de Diretrizes e Bases e nos dados relacionados à Tecnobento. No primeiro momento, procura-se entender como as competências socioemocionais são alinhadas com o mercado de trabalho. Num segundo momento, busca-se avaliar os impactos positivos da BNCC, observando e compreendendo a dinâmica relacionada à Tecnobento. A pesquisa, não apenas visa contribuir com a necessidade de acompanhamento e melhoramento nas relações identificadas a partir das competências socioemocionais, mas também inserir dentro do cenário, identificado pelos professores, uma reformulação na forma de apresentação e exposição dos projetos a partir da visão do educador e da conexão com o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Luciano Franco Machado, Universidade La Salle

Pós-doutoramento em Memória Social e Bens Culturais, pela Universidade La Salle (cursando 2022-2023). Doutorado em Desenvolvimento Regional, pela UNISC (2022). Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais - AIA, pelo UNILASALLE (2015). Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2011). Especialista em Direito Público, pela Faculdade Projeção – DF (2008). Graduação em Direito, pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Professor do Estado do Rio Grande do Sul, do curso Técnico em Administração, na E.E.E.M. Bento Gonçalves – Canoas – RS, disciplina de Direito e Legislação.

Jaqueline Brietzke Foppa, EEEM Bento Gonçalves

Técnica em Processamento de Dados, pelo Colégio Maria Auxiliadora (1999). Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade La Salle (2009). Pós-Graduada em Finanças Empresariais, pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2015). Experiência na Área Financeira empresarial (2003-2018). Professora do Estado do Rio Grande do Sul, na EEEM Bento Gonçalves – Canoas – RS, atuando na Educação Profissional e Tecnológica, no curso Técnico em Administração, disciplinas de Metodologia de Projetos e Gestão Financeira, no Núcleo de Inovação para o Trabalho e como Embaixadora do V Itinerário Técnico Profissionalizante do Ensino Médio Gaúcho

Luciane Alaides Brum da Silva, EEEM Bento Gonçalves

Atualmente, sou professora em Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, pela IFES-E (2021). Especialista em Docência para Ensino Superior, pela Faculdade São Luís (2020). Graduação em Administração de Empresas, pela Faculdade São Marcos (2010). Professora de Administração do curso Técnico em Administração (desde 2016), na  E.E.E.M. Bento Gonçalves – Canoas – RS

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Machado, L. F., Foppa, J. B., & Silva, L. A. B. da. (2024). A ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESCOLA: ENGAJAMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO DESEMPENHO DISCENTE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 117–129. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.908

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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