EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Contribuições necessárias para a inserção profissional

Visualizações: 471

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.22

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação, Cidadania.

Resumo

Objetiva refletir a atuação do Serviço Social na educação básica brasileira com ênfase no fortalecimento da categoria profissional neste espaço sócio-ocupacional. É resultado de um estudo realizado à luz do método materialista histórico e dialético, como pesquisa documental e bibliográfica que tem por base os documentos oficiais dos órgãos representativos da categoria profissional. A educação cidadã se apresenta como modelo de educação, considerando que valoriza a criticidade, cujos princípios regem a democracia, respeita às diferenças e à liberdade. Evidencia-se que é uma necessidade histórica do reconhecimento da inserção do Serviço Social na área da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristovão Domingos Almeida, Universidade Federal do Mato Grosso

Universidade Federal do Mato Grosso

Simone Barros de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Verônica Castro, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

ABEPSS. Diretrizes Gerais Para O Curso De Serviço Social. 1996. Disponível em: http://www.cressrs.org.br/docs/Lei_de_Diretrizes_Curriculares.pdf acesso em: 29 de ago. de 2016.

AMARO, Sarita. Serviço Social na Educação: bases para o trabalho profissional. Florianópolis: UFSC, 2012.

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. Parecer sobre os projetos de lei que dispõem sobre a inserção do Serviço Social na Educação. Brasília: CFESS, 2004. Disponível em: http://www.assistentesocial.com.br/novosite/cadernos/ cadespecial26.pdf. Acesso em: 10 de jun. de 2016.

___________. O Serviço Social e a política de Educação. S.D. Disponível em: http://docentes.ismt.pt/~eduardo/supervisao_estagio/documents/13_ServicoSocialnaEducacao .pdf. Acesso em: 27 de out. d 2016.

_____________. A educação como direito social e a inserção de Assistentes Sociais em estabelecimentos educacionais. Cartilha- O Serviço Social e a Política Pública de Educação. Minas Gerais, 2005.

BRASIL, Lei N° 8.662, promulgada em 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_lei_8662.pdf Acesso em: 27 de ago. de 2016.

________, Lei Nº 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/11691412/artigo-32-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembrode-1996. Acesso em: 29 de ago. de 2016.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS. Resolução CFESS nº 273/93 de 13 de março de 1993. IN: COLETÂNEA DE LEIS: revista e ampliada. CRESS: Porto Alegre, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação. Disponível em:

http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf. Acesso em: 27 ago. 2016.

____________. Cartilha Trabalho E Projeto Profissional Nas Políticas Sociais: Subsídios para a atuação de assistentes sociais na politica de educação. CFESS, 2012.

COUTO, Berenice Rojas. O Direito Social e a assistência social na sociedade brasileira: uma equação possível?. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. (32ª impressão).

____________. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes,1979.

IAMAMOTO,M.V. Estado, classes trabalhadoras e políticas sociais no Brasil. In:

BOSCHETTI, Ivanete; BEHRING, Elaine; SANTOS, Silvana Mara de Morais dos; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 34.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Disponível em: http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/196/70. Acesso em: 25 de jun. de 2016.

Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

PIANA, Maria Cristina. Serviço Social e Educação: Olhares que se entrecruzam. Disponível em: http://www.cress mg.org.br/arquivos/servico_social_eeducacao.pdf. Acesso em: 25 de out. de 2016.

PRATES, Jane Cruz. A arte como matéria-prima e instrumento de trabalho para o assistente social. Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 2 p. 221-232. jul./dez. 2007.

SILVEIRA, Silvia Regina. O Trabalho do Assistente Social na Política Pública de Educação Básica na Região Metropolitana de Porto Alegre. Tese. Disponível em: http://repositorio.pcrs.br/dspace/bitstream/10923/5126/1/000445411-Texto%2BCompleto0.pdf. Acesso em: 28 de out. de 2016.

SIMÕES, Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUSA, Charles Toniolo de. A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. Ponta Grossa, 2008. DOI: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.8i1.119132

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Almeida, C. D., Oliveira, S. B. de, & Castro, V. (2021). EDUCAÇÃO E CIDADANIA : Contribuições necessárias para a inserção profissional. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(3). https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.22

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)