USO DE TEXTO AUTÊNTICO EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MEDIADAS PELO APLICATIVO GOOGLE ARTS AND CULTURE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1564

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Tecnologias Educacionais, Textos Autênticos

Resumo

O estudo aborda a alfabetização pela ótica das tecnologias digitais, discutindo o uso dos textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture para o letramento (SOARES, 2004; FREIRES; MORGADO; BENTO, 2022). Objetiva analisar os textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture como contributo para a alfabetização e letramento como aproximação entre escola e sociedade no aspecto de uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. É um estudo qualitativo (FÁVERO; PINHEIRO; SARTORI, 2023). O método é o estudo de caso; e a coleta de dados a observação estruturada (FONTANA; ROSA 2023). A análise dos dados por análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados apontaram que é possível utilizar os textos autênticos da tecnologia digital supracitada na alfabetização e que é importante a criação de um guia didático, que apresente as características e como usar o aplicativo na alfabetização, sobretudo para professores não familiarizados com as tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Tiago Ferreira Damasceno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Aluno do Programa de Pós-graduação, Especialização em Linguagens e Artes na Formação Docente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém.

Nathália da Costa Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora do Programa de Pós-graduação, Especialização em Linguagens e Artes na Formação Docente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém. Doutora em Letras (2021), pela UFPA. Mestre em Educação (2013), pela UEPA. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas (2010), pela UNAMA.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Damasceno, T. F., & Cruz, N. da C. (2024). USO DE TEXTO AUTÊNTICO EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MEDIADAS PELO APLICATIVO GOOGLE ARTS AND CULTURE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1564

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

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