FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ANÁLISE DO ESTADO DA QUESTÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO

Visualizações: 349

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1079

Palavras-chave:

educação ambiental, educação para o consumo, formação continuada, professores

Resumo

Esta pesquisa, do tipo estado da questão, tem como objetivo analisar a abordagem da Educação para o Consumo na Formação Continuada de Professores no Brasil (2000-2022). Realizando um levantamento das pesquisas extraídas das Bases de Dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), nos catálogos de pesquisa do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau – FURB, no Banco de Teses da CAPES e na plataforma do Google Acadêmico, foram identificados 96 trabalhos dentro desse contexto, abordando diferentes meios. Dentre esses, apenas 18 estavam alinhados com o tema no contexto escolar, com foco em educação ou ensino. Essas pesquisas foram relacionadas para uma análise final, visando compreender o que vem sendo abordado no meio acadêmico dentro da Educação Ambiental, com uma perspectiva específica para a Educação para o Consumo, destacando a formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Martins Jordao, Universidade Regional de Blumenau

Aluna do Programa de Pós-graduação em  Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau.

Arleide Rosa da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos e superiores de tecnologia, desenvolvendo grades curriculares de cursos técnicos e superiores além de gerenciar portfólios de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Participa na elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Atua na formação continuada de professores tanto da rede pública municipal quanto estadual na área de Ensino de Ciências e/ou Química. Atualmente leciona em cursos de graduação e no mestrado profissionalizante PPGECIM - Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB em Blumenau/SC onde faz parte da linha de pesquisa ?Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática? e é líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado - Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados à educação e alfabetização científica e inovação educacional. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBENQ, membro fundadora da Associação de Escolas Criativas ? ADEC e coordena o núcleo da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) na FURB. Membro do coletivo de extensão HABITAT e do Instituto REDI - Respeito, Equidade, Diversidade e Inclusão.

Referências

ALVES, J. O. Formação Continuada, Educação Ambiental e Educação Integral em uma Escola de Tempo Integral no Rio Grande - RS. 2017. 289 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade do Rio Grande do Sul, Rio Grande, 2017.

ARAUJO, R.G.D. S. Perspectivas da educação ambiental no ensino formal: as representações sociais da comunidade escolar 2019.161 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2019.

BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática segundo uma perspectiva fenomenológica. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas.1ªed. São Paulo: Editora UNESP, 2010, v.1.

BICUDO, M. A. V. Análise fenomenológica estrutural e variações interpretativas. In: BICUDO, Maria Aparecida (org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BONSENHOR, T.P. A Ecoformação Continuada de Professoras Religando Saberes e Sentidos num Centro de Educação Infantil. 2018.149f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau,2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRITO, L.T.S. Formação Continuada de Professores de Biologia para o Enfrentamento de Conflitos Socioambientais. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

CAMPOS, R. A. A Educação Ambiental E A Formação Do Educador Crítico: estudo de caso em uma escola da Rede Pública. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2006.

CAVICHIOLO, C.D. Análise de Teses e Dissertações sobre a Formação de Professores em Educação Ambiental para a Conservação de Recursos Hídricos. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

CHRISTOV, L. H. S. Coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2003.

FERREIRA, R. Metodologias Ativas Na Formação De Estudantes De Uma Universidade Comunitária Catarinense: Trançado De Avanços E Desafios, 2018, 383f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERMANIO, A.R. Educação Ambiental, Formação de Professores e TIC: (re)interpretações desde uma experiência formativa. 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

GOMES, H.P.R. Educação ambiental: conceitos e práticas em escolas públicas de pau dos ferros.2016.89 f. Dissertação ( Mestrado em Ensino) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2016.

GOMES, S.G. Formação de Professores e Educação Ambiental: percepções de professores em uma escola pública rural do estado do Mato Grosso do Sul sobre questões socioambientais. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.

KRAVISKI, M.R. Formar-se para formar: formação continuada de professores da educação superior — em serviço — em metodologias ativas e ensino. 2019. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias). Centro Universitário Internacional, Curitiba, 2019.

LOUREIRO, C. F. B. Um sentido da crítica marxista na educação ambiental crítica. Conferência em defesa de memorial. Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, 2018.

MORAIS. A.P.M. Metodologias Ativas na Formação Inicial de Professores: Análise de Práticas Vivenciadas no Ensino Superior, 2018, 118 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M. THERRIEN, J. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, [s.l.], v. 15, n. 30, p.5-16, dez. 2004.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. O estado da questão: aportes teóricos-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos In: FARIAS, I Maria Sabino de; NUNES, Joao Batista Carvalho; NOBREGA THERRIEN, Silvia Maria (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EDUECE, 2010. (Coleção Métodos de Pesquisa).

OLIVEIRA, D.P. Educação para o Consumo no Cotidiano Escolar: um estudo de representações sociais. 2015. 255 f. Dissertação (Mestrado de Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

PEINADO, S.V.L. Formação de Professores de Corumbá/MS: Discussão e análise a partir de um grupo de estudo de educação ambiental. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.

PUKALL, J. P. (Eco)formação de professores na educação básica: uma experiência a partir de projetos criativos ecoformadores. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática)) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.

RECK, G.A. Metodologias Ativas Na Formação Continuada De Professores De Matemática. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Exatas) - Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2016.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental?2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

REIKAVIESKI, S.B.P. Implicações da ecoformação continuada para o enfrentamento dos desafios apresentados pela pandemia de COVID-19. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática)) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2021.

SAMPAIO. S. M. V. Notas Sobre a “Fabricação” de Educadores/as Ambientais: identidades sob rasuras e costuras.2005.195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2005.

SHIMIZU, R. C. G. Educação a Distância na Formação de Professores: o curso-piloto “Consumo Sustentável/Consumo Responsável – desenvolvimento, cidadania e meio ambiente". 2006. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

SOUZA, A.M. Práticas Auto Formativas na Formação Continuada do Educador na Perspectiva de um Sujeito Ecológico. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, 2014.

TEIXEIRA, G. F. Metodologias Ativas na Formação Continuada de Professores da Educação Básica. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) Universidade Estadual de Goiás, 2021.

TORRES, A. C. Educação para o Consumo Consciente: estudo multicasos em quatro instituições de ensino fundamental no município de Volta Redonda/RJ. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.

ZECCHIN, G. B. Educação para o Consumo: a ação docente em destaque. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-02

Como Citar

Jordao, G. M., & Silva, A. R. da. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ANÁLISE DO ESTADO DA QUESTÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1079

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.