O PROFESSOR E O ESTUDANTE DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT

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Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Professor, Discente, Michel Foucault

Resumo

O artigo apresenta considerações sobre o que seriam os professores e os estudantes de Filosofia do Ensino Médio na atualidade. Para isso, realizou-se um estudo analítico das obras de Michel Foucault e entrevistas com docentes do Ensino Médio de escolas públicas de Fortaleza, nas quais buscamos compreender o que seria o mestre/professor e o discípulo/aluno de Filosofia. Das descobertas, percebeu-se que a fala e a escrita eram duas práticas realizadas pelos personagens que participavam do cuidado de si, aquilo que fomenta a constituição da subjetividade ética dos sujeitos. Também foi levantado das falas dos docentes que a imagem do stultitio da antiguidade greco-romana poderia ser comparada com a de muitos discentes dessa etapa escolar.

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Biografia do Autor

Antônio Alex Pereira de Sousa, Faculdade Ratio e da Secretaria de Educação do Ceará

Doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá. Professor da Faculdade Ratio e da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE). E-mail: alexsousa.filosofia@gmail.com.      

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Sousa, A. A. P. de. (2021). O PROFESSOR E O ESTUDANTE DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(3). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/55

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