ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (2009 -2019)

HEGEMONIA NOS DISCURSOS CURRICULARES

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Autores/as

  • Aline Rabelo Marques Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.958

Palabras clave:

Ensino médio, Hegemonia, Currículo, Análise do discurso, Bourdieu

Resumen

A organização deste texto visa apresentar análises dos discursos promovidos pelas determinações legais direcionadas ao Ensino Médio brasileiro, embasando-se no conceito-chave de "hegemonia". Parte-se da premissa de que o empreendimento de desvelar os discursos curriculares para apontar marcas do processo hegemônico passa por alguns elementos, a saber: o Estado cumprindo um papel de educador, construindo relações pedagógicas por meio de um conjunto de documentos curriculares e cometendo atos de violência simbólica, o que consideramos expressão de seu poder hegemônico, ou seja, definindo o que se considera válido (políticas, programas, competências, conhecimentos, dentre outros).Para desenvolver as análises, utiliza–se como fonte e objeto os textos/documentos curriculares (TDC) publicados entre 2009 e 2019, incluindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) de 2012, a Lei 13.415, conhecida como Reforma do Ensino Médio, de 2017, e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, de 2018. Cada justificativa discursiva desenvolve-se segundo os interesses do momento histórico e toda escolha deriva de arbitragens que privilegiam certos aspectos em detrimento de outros igualmente relevantes (VALLE, 2014).

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Biografía del autor/a

Aline Rabelo Marques, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora de projetos educacionais estratégicos na Secretaria de Educação do Recife.

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Publicado

2024-06-19

Cómo citar

Marques, A. R. (2024). ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (2009 -2019): HEGEMONIA NOS DISCURSOS CURRICULARES. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.958

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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