ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES EM JUAZEIRO-BA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.945

Palavras-chave:

Juventude, Ensino médio, Precarização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a percepção a respeito da disciplina de sociologia e suas perspectivas de uma formação na área de ciências sociais a partir de uma pesquisa sobre o perfil do estudante de sociologia do Instituto Federal da Bahia, na cidade de Juazeiro. Trata-se de um estudo localizado a fim de contribuir com um dado para a identificação do impacto da acelerada precarização e desvalorização da formação e ensino de ciências humanas, no Brasil, em geral. Para tal, foi realizado uma pesquisa com os estudantes da disciplina no ensino médio da instituição através de questionário aplicados pelo google forms. Após isso analisou-se os dados da pesquisa, o perfil socioeconômico dos alunos do Instituto Federal da Bahia de Juazeiro e suas compreensões a respeito do papel das ciências sociais para a formação cidadã e crítica dos sujeitos sob o prisma do contexto do capitalismo brasileiro. Como resultados, identificou-se que os jovens apesar de gostarem e acharem importante a disciplina de sociologia na formação do ensino médio, não veem uma formação na área como uma possibilidade para o futuro, o que de certa forma corrobora o pouco espaço que esta ocupa no currículo das escolas de ensino médio.

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Biografia do Autor

Rosicleide Araújo de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

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Publicado

2024-04-27

Como Citar

Melo, R. A. de. (2024). ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES EM JUAZEIRO-BA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.945

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