VISÃO DISCENTE

OLHAR A PARTIR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

Visualizações: 195

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.818

Palabras clave:

Dificuldades de aprendizagem, Matemática, Material Manipulável

Resumen

Este artigo apresenta as percepções de alunos do Ensino Médio envolvendo as aprendizagens de Matemática. As informações coletadas foram através de um questionário aplicado em duas turmas, totalizando 45 alunos. Todos foram convidados a participar, porém nem todos se dispuseram a respondê-lo. Perante as dificuldades apresentadas por eles nesta etapa da Educação Básica, assim como os índices oficiais que comprovam que existem realmente defasagens em alguns conteúdos do componente que afetam o ensino e consequentemente a aprendizagem causando uma desmotivação podendo levar ao abandono escolar, por esta razão e após a análise das respostas dos alunos resolveu-se realizar uma intervenção pedagógica com os professores que atuam no Ensino Médio da escola acompanhada para minimizar o distanciamento desta ciência e fortalecer o vínculo aluno/professor/Matemática, tornando o ambiente de sala de aula agradável e mais respeitoso promovendo uma aprendizagem significativa além de contribuir para fortalecer e intensificar prática pedagógica do professor de Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maurício Aires Vieira , Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública.

Elciete de Campos Moraes Brum, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2002), curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2008), curso de Especialização "Lato Sensu em Supervisão Escolar oferecido pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2015) e Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Gestão e Coaching Educacional oferecido pela Faculdade Campos Eliseu (2021).Mestranda no curso de Mestrado Profissional de Educação na UNIPAMPA, Jaguarão.

Citas

BELEI, Renata Aparecida et al. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPEL. Pelotas, v. 30, p. 187-199, 2008.

BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 29 jul. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#estrutura. Acesso em: 02 ago. 2023.

BRASIL. Resolução CNE nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 25 jul. 2023.

BRASIL. Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei nº 13.146. 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13146-6-julho-2015-781174-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

BRUM, Elciete de Campos Moraes; VIEIRA, Mauricio Aires; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. Competências do Componente e a Formação do Professor que Ensina Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 176-189, mar. 2023a. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8747

BRUM, Elciete de Campos Moraes; VIEIRA, Mauricio Aires; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. Aprendizagem Significativa em Matemática por meio da Utilização de Materiais Concretos no Ensino Médio: Um Ensaio em Construção. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 365-380, mar. 2023b. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8794

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 16. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

FIORENTINI, Dário. LORENZATO, Sergio. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológico. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FOCO ESCOLA. Plataforma Foco Escola. Disponível em https://focoescola.com.br/painel/escolas/43017517/ciclos/3/fluxo. Acesso em 06 jun. 2023.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LORENZATO, Sergio (Org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

MARTINELLI, Líliam Maria Born; MARTINELLI, Paulo. Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Curitiba: InterSaberes, 2016.

MASINI, Elcie F. Salzano; MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa na escola. Curitiba, PR: CRV, 2017. DOI: https://doi.org/10.24824/978854441981.6

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2011.

NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Editora Ática, 2012.

NEVES, Regina da Silva Pina; DÖRR, Raquel Carneiro (Org.). Formação de Professores de Matemática: desafios e perspectivas. Curitiba: Appris, 2019.

PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. O professor de Matemática e sua formação: a busca da identidade profissional. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 89-112.

RIO GRANDE DO SUL. Plataforma Caed. Avaliar é Tri RS. Disponível em: https://avaliacaoemonitoramentoriograndedosul.caeddigital.net. Acesso restrito a informações. Acesso em: 12 ago. 2023.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SCHWARTZ, Suzana et al. Estratégias para o trabalho com textos na universidade. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e790986209-e790986209, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/6209/6132. Acesso em: 03 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6209

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

THURLER, Monica Gather. O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas. In: PERRENOUD, Philippe et al. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Os caminhos da Didática e sua relação com a formação de professores de Matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 89-112.

Publicado

2023-09-28

Cómo citar

Vieira , M. A., & Brum, E. de C. M. (2023). VISÃO DISCENTE: OLHAR A PARTIR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(5), 81–99. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.818

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.