A ESCUTA NA PSICOPEDAGOGIA

CAMINHO PARA AS CAUSAS DO SINTOMA “DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM”

Visualizações: 218

Autores

  • Guilherme Carpes Motta Centro Universitário Internacional

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i1.7

Palavras-chave:

Educação, dificuldade de aprendizagem, sintoma, escuta.

Resumo

Vista como causa, a dificuldade de aprendizagem tende, conforme presenciado em minhas práticas e estudos, a ser analisada como geradora dela mesma. O aluno não aprende pois tem dificuldade, com isso abre-se espaço para rotulações, injustiças e principalmente o esvaziamento da capacidade de aprender e da autoestima do educando. Dessa maneira, o presente trabalho surge como um ponto de reflexão sobre o chamado fracasso escolar, não admitindo a rotulação do educando como sujeito que não aprende, esgotando dessa maneira todas as possibilidades de uma prática educativa libertadora, tentar-se-á provar aqui, que as dificuldades de aprendizagem tratam-se de um sintoma manifesto cujas causas podem estar localizadas em diversos fatores da vida do educando que é, enquanto sujeito, dotado de inúmeras possibilidades e contextos, passivo de mais de uma categoria de análise a ser observada e que apenas com uma escuta cuidadosa, é que poderemos chegar na resposta do problema e sua devida resolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Carpes Motta, Centro Universitário Internacional

Pedagogopela Universidade Regional Integrada –Campus Santiago, especialistaem Psicopedagogia Clinica e Institucionale licenciando em filosofia pelo Centro Universitário Internacional -UNINTER e bacharelando em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria –UFSM. Atualmente, é professor de Filosofia e Sociologia no Gênius Cursos Preparatórios em Santa Maria –RS.      

Referências

ASSIS, Ábila L. A. Influências da psicanálise na educação: Uma prática psicopedagógica. Curitiba: Intersaberes, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. [et at.]. Pedagogia da solidariedade. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FERNÀNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRASSI, Tânia Mara. Psicopedagogia: um olhar, uma escuta. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LAKOMY, Ana Maria. Teorias cognitivas da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Dificuldades de aprendizagem: Um olhar psicopedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.

MARINHO, Hermínia Regina Bugeste.[et al.]. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba: Intersaberes, 2012.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985.

PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Teoria do vínculo. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VISCA, Jorge. Clínica psicopedagógica: Epistemologia convergente. 2ª ed. São José, dos Campos: Pulso editorial, 2010.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Como Citar

Carpes Motta, G. . (2021). A ESCUTA NA PSICOPEDAGOGIA: CAMINHO PARA AS CAUSAS DO SINTOMA “DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM”. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(1), 103–118. https://doi.org/10.56579/rei.v1i1.7

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.