ESBOÇO BIOGRÁFICO DO EDUCADOR ALFREDO CLEMENTE PINTO: ENTRE ESCOLAS, PROSAS E VERSOS

Visualizações: 249

Autores/as

  • Francisco Furtado Gomes Riet Vargas
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos
  • Gabriela Caceres Riet Vargas

Palabras clave:

Alfredo Clemente Pinto; História da Educação; Memória; Formação de Professores; Biografia

Resumen

Este texto emerge a partir do debate entre três professores que atuam em diferentes etapas da educação formal, da Educação Infantil à Pós-Graduação, bem como em distintas esferas da educação pública (municipal, estadual e federal). Nossa discussão surge a partir da problematização acerca da trajetória do educador, jornalista, político e escritor brasileiro, Alfredo Clemente Pinto, que é onomástico de uma escola situada na cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul. Tendo em vista o relevante papel desempenhado por Clemente Pinto, objetivamos biografar esta figura pública notória na História da Educação. Para tanto, fizemos uma pesquisa biográfica, a qual circunscrevemos dentro do campo interdisciplinar da História da Educação, um campo, um lugar interdisciplinar por si só, juntando os campos da Pedagogia e da História, enfatizando que não intentamos exaltar o mesmo como um heroi. Deste modo, ao rememorarmos sua trajetória, procuramos dar visibilidade ao seu legado à educação.
Posto que, compreendemos a produção historiográfica e, por extensão, a biográfica, como uma produção permeada pela ideologia do seu tempo e a percepção de mundo do historiador (CERTAU, 1982, p.70; CHARTIER, 2001, p.120). Destacamos que, alguns dos principais legados desta figura foram a produção da obra “Seleta em Prosa e Verso: dos Melhores Autores Brasileiros e Portugueses”, além de também ser responsável, direta ou indiretamente, por um dos estabelecimentos mais marcantes na formação de professores no Rio Grande do Sul, a então Escola Normal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

A EPOCHA, Porto Alegre, 08 Ago.1891.

A FEDERAÇÃO. Porto Alegre, 1884-1937.

AITA, Renata Gracioli. Cem anos de história: a educação física no Colégio Marista Santa Maria. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Santa Maria: UFSM, 2011.

ALENCAR, Marcelo S. et al. O fantástico padre Landell de Moura e a transmissão sem fio. 2012. Disponível em: < http://memoriallandelldemoura.org/wp-content/uploads/2018/11/OFant%C3%A1stico-Padre-Landell-de-Moura.pdf >. Acessado em: 03 Ago. 2019.

ALMEIDA, Miguél Eugenio. Alfredo Clemente Pinto e suas contribuições para o ensino da língua portuguesa: um estudo historiográfico. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). São Paulo: PUCSP, 2007.

AZAMBUJA, Graciano Alves de. História resumida do Banco da Província. Porto Alegre: IGH, 2017. Disponível em: < https://www.ihgrgs.org.br/ebooks/Ebook%20- %20Graciano%20Azambuja%20-%20Historia%20do%20Branco%20da%20Provincia.pdf>.

Acesso em: 08 Nov. 2020.

BLOIS FILHO, Hugo Gomes et al. Arquitetura subjacente à via férrea: relações de lugar e poder no espaço urbano de Santa Maria/RS-final do século XIX e início do XX. Tese (Doutorado em História). Santa Maria: UFSM, 2018.

CARDOSO, Silmara Fátima. Diários de viagem de Anísio Teixeira: razões e sentidos de uma escrita de “si” e do “outro”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.94, n.236, p.11-31, Apr. 2013.

CARINO, J. A biografia como fonte para uma História da Educação: subsídios para um debate necessário. Educação e Filosofia, Uberlândia, v.14, n.27/28, p.159-173, 2000. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/740>. Acesso em: 08 Nov. 2020.

CERTAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, Roger. Uma Crise da História? A História entre a Narração e o Conhecimento. IN: PESAVENTO, Sandra (Org.). Fronteiras do Milênio. Porto Alegre: Ed. 17 c Universidade/UFRGS, 2001. p. 115-140.

CONGRESSO RIO-GRANDENSE, Jornal. Porto Alegre, 1891.

CORRÊA, Marcelo Armellini. Dos Alpes do Tirol à Serra Gaúcha: a questão da identidade dos imigrantes trentinos no Rio Grande do Sul (1875-1918). Dissertação de Mestrado (História). São Leopoldo: UNISINOS, 2014.

ERMEL, Tatiane de Freitas. Pensando o Patrimônio e a Memória Escolar: os Prédios para a Escola Primária no Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado (Educação). Porto Alegre: PUCRS, 2014.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; DOS SANTOS, Francisca Mayane Benvindo; DE SALES, José Albio Moreira. Pesquisas Biográficas na História da Educação. Cadernos de Pesquisa, v.26, n.3, p.11-29, 2019.

FILGUEIRA, Clarissa de Entre-Rios Chagas. A política externa brasileira durante o governo Deodoro da Fonseca: uma análise do relacionamento bilateral com os Estados Unidos da América. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais), Brasília: UnB, 2011.

GRAEBIN, Cleusa Maria Gomes. PRR, Igreja Católica e escolas lassalistas: projetos para a formação de um novo homem e para a regeneração da sociedade sul-rio-grandense. Temas & Matizes, v.5, n.9, p.25-34, 2006.

GONÇALVES, Dilza Porto Gonçalves. A instrução pública, a educação da mulher e a formação de professores nos jornais partidários de Porto Alegre/RS (1869-1937). Tese (Doutorado em História). Porto Alegre: PUCRS, 2013.

JORNAL DO COMMÉRCIO. Rio de Janeiro, 26 Jan. 1938.

MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo. A missão educacional ao Uruguai: o que dizem os jornais A Federação e o Correio do Povo. Educação, v.41, n.2, p.447-458, 2016.

O ESTADO. Florianópolis, 27 Jan. 1938.

O EXEMPLO. Porto Alegre, 10 Set.1916.

PINTO, Alfredo Clemente. Seleta em Prosa e Verso: dos Melhores Autores Brasileiros e Portugueses. 59ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2001.

PISTOIA, Cristiane Debus. Violência física, material e moral no Rio Grande do Sul (1889- 1920). Dissertação (Mestrado em História). PUCRS: Porto Alegre, 2009.

QUINTANA, Mário. A vaca e o hipogrifo. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2012.

RIO GRANDE DO SUL. SARH. Documentos da escravidão: compra e venda de escravos: acervo dos tabelionatos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CORAG, 2010a.

____________________. Documentos da escravidão: testamentos: o escravo deixado como herança. Porto Alegre: CORAG, 2010b.

____________________. Relatório do Presidente da Província do Rio Grande do Sul. Dr. Felisberto Pereira da Silva, Tip. Jornal do Commercio, 2ed., 10 Mar. 1879.

____________________. Relatório do Presidente da Província do Rio Grande do Sul. Dr. Leopoldo Antunes Maciel, Tip. Jornal do Commercio, 5ed., 28 Out.1882.

____________________. Relatório do Presidente da Província do Rio Grande do Sul. Dr. Miguel Rodrigues Barcellos, Tip. Jornal do Commercio, 2ed., 20 Out. 1885.

____________________. Relatório do Presidente da Província do Rio Grande do Sul. Sr. Henrique Pereira Lucena, Tip. Jornal do Commercio, 2ed., 08 Maio1886.

____________________. Relatório do Presidente da Província do Rio Grande do Sul. Sr. Barão de Santa Tecla, Porto Alegre, 3ed., 08 Dez. 1888.

____________________. Relatório apresentado ao Sr. Dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. João Abbott, Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior. Porto Alegre: Of. Tip. Globo, 30 Jul.1898.

____________________. Relatório apresentado ao Sr. Dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. João Abbot, Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior. Porto Alegre: Of. Tip. de Emilio Wiedemann &

Filhos, 30 Jul.1899.

____________________. Relatório apresentado ao Sr. Dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. João Abbot, Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior. Porto Alegre: Livraria Americana, 30 Jul. 1900.

____________________. Relatório apresentado ao Sr. Dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. João Abbot, Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior. Porto Alegre: Of. Tip. de Emilio Wiedemann &

Filhos, 30 Jul. 1904.

____________________. Relatório apresentado ao Sr. Dr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. Protásio Alves, Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior. Porto Alegre: Of. Tip. d’A Federação, 30 Jul.

SCHMACHTENBERG, Ricardo. “A Arte de Governar”: Redes de Relações Familiares entre os Juízes Almotacés da Câmara Municipal de Rio Pardo, 1811 – c.1830. Tese Doutorado em História – UNISINOS. São Leopoldo. 2012. 405p. Disponível em:

<http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/000002/000002FF.pdf>. Acesso em: 08 Nov. 2020.

TAMBARA, Elomar. Profissionalização, escola normal e feminilização: magistério sul-riograndense de instrução pública no século 19. História da Educação, v. 2, n.3, p.35-57, 1998.

__________. Bosquejo de um Ostensor do Repertório de Textos Escolares utilizados no ensino primário e secundário no século XIX no Brasil. Pelotas, Seiva, 2003.

__________. Livros de leitura nas aulas de primeiras letras no Rio Grande do Sul no século XIX. Revista Educação em Questão, v.31, n. 17, 2008.

TRINDADE, Hélgio; NOLL, Maria Izabel. Subisídios para a história do Parlamento Gaúcho (1890-1937) Porto Alegre : CORAG, 2005.

Publicado

2021-06-16

Cómo citar

Furtado Gomes Riet Vargas, F. ., de Cássia Grecco dos Santos, R. ., & Caceres Riet Vargas , G. . (2021). ESBOÇO BIOGRÁFICO DO EDUCADOR ALFREDO CLEMENTE PINTO: ENTRE ESCOLAS, PROSAS E VERSOS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 2(6). Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/79

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.