IDENTIDADES E AUTORREPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA

Visualizações: 141

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.727

Palabras clave:

Identidade, Autorrepresentação, Arte Contemporânea

Resumen

Este texto parte de uma pesquisa bibliográfica que reflete sobre o processo de construção de identidades, em meio às inter-relações que estabelecemos na sociedade da informação e das tecnologias digitais, as quais possibilitam a modificação e transformação constante de identidades. A autorrepresentação artística, no contexto contemporâneo, é uma maneira de questionar as identidades, demonstrando um não reconhecimento, deixando de ser apenas uma mera representação de características físicas da/o artista. A fundamentação teórica é pautada no referencial de Hall (2005) sobre a identidade na pós-modernidade e nas produções de três artistas contemporâneas/os, Keila Alaver, Albano Afonso e Cyndi Sherman. Desse modo, a representação de si mesmo/a é uma forma de demonstrar que as identidades se modificam, visto que contemporaneamente vivemos imersos em uma infinidade de informações midiáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Mestra em Artes Visuais. Especialista em Artes. Licenciada em Artes Visuais.

Maristani Polidori Zamperetti , Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Centro de Artes (UFPEL).

Citas

FABRIS, Annateresa. Cindy Sherman ou de alguns estereótipos cinematográficos e televisivos. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 11(1): 61-70, jan-jun/2003. Disponível em DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2003000100004

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2003000100004/8712 Acesso em 03 abr. 2023.

KAMINSKI, Evelyse. Consumo: uma construção identitária cultural na sociedade contemporânea. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, v. 11, n. 24, p. 31-38, jan./abr. 2010. Disponível em DOI: https://doi.org/10.7213/rec.v11i24.22324

http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd1=3860&dd99=view&dd98=pb Acesso em 03 abr. 2023.

GIOIELLI, Rafael Luiz Pompeia. Do sólido ao líquido: novas pistas para compreender a identidade. Novos Olhares. Edição 16 - 2º semestre de 2005.

Disponível em http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51415/55482 Acesso em 03 abr. 2023.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual – proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

INHOTIN. Albano Afonso: Série retratos, 2001. Disponível em http://www.inhotim.org.br/inhotim/arte-contemporanea/obras/serie-retratos/ Acesso em 09 abr. 2023.

ITAÚ CULTURAL. Entrevista: Albano Afonso, Evento: Primeira Pessoa, 2006-2007. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6-GeeFiCgXI Acesso em 09 abr. 2023.

CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: Um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2000.

CANTON, Katia. Espelho de artista: autorretrato. São Paulo: Cosac Naify. 3ª ed. 3ª reimpressão. 2013.

MAM. Karen, Eliane, Henry, Keila, Ellen, Sandra e Kellen, 1997. Disponível em http://mam.org.br/acervo/cm2006-183-alaver-keila/ Acesso em 09 abr. 2023.

MEDEIROS, João Luiz. Elementos de análise para a construção de identidades. in: MEDEIROS, João Luiz. (Org.) Identidades em Movimento: Nação, Cyberespaço, Ambientalismo e Religião no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 27-62.

MOMA. Cindy Sherman. Untitled #458. 2007–08.

Disponível em

http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2012/cindysherman/gallery/3/#/3/untitled-458-2007-08/ Acesso em 09 abr. 2023.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Souza, F. L. de, & Polidori Zamperetti , M. (2023). IDENTIDADES E AUTORREPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(4), 382–391. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.727