OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE
Visualizações: 293DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.701Palabras clave:
Resultados de Aprendizagem, Currículo Escolar de Matemática, Ensino MédioResumen
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola com elevados índices de aprendizagem nas avaliações externas. O objetivo geral foi compreender os fatores que potencializam os indicadores educacionais de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), bem como entender a disparidade entre os resultados externos e internos, mediante três eixos teóricos: currículo, prática docente e avaliação. O presente trabalho busca apresentar uma análise acerca do currículo e dos resultados apresentados nas avaliações externas e internas pelos estudantes, em especial do componente curricular de Matemática, e as percepções dos docentes da disciplina sobre o fenômeno. As discussões estão pautadas nos estudos de Arroyo, Lopes, Candau, Scocuglia, D’Ambrosio, dentre outros, e lança mão dos dados obtidos a partir de entrevistas realizadas com três professores de Matemática da instituição de ensino. O estudo revelou que a escola possui um planejamento bem estruturado, um acompanhamento sistematizado da aprendizagem dos alunos e alguns desafios relacionados à concepção de currículo escolar por parte dos professores, que se encontra voltada, especialmente, à seleção de conteúdos; e a não participação de alunos, comunidade escolar e não escolar na construção do currículo escolar da disciplina de Matemática.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 4 nov. 2020.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.
CANDAU, Antônio Flávio Barbosa; MOREIRA, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. Indagações sobre o currículo. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Seduc inicia consulta para atualização do documento curricular do Ensino Médio. Fortaleza: SEDUC, 7 ago. 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2019/08/07/seduc-inicia-consulta-para-atualizacao-do-documento-curricular-do-ensino-medio-2/. Acesso em: 12 nov. 2020
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LOPES, Alice Casimiro. A qualidade da escola pública: uma questão de currículo? In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de (org.). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. As reflexões curriculares de Paulo Freire. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, n. 6, p. 81-92, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.