OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE

Visualizações: 293

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.701

Palabras clave:

Resultados de Aprendizagem, Currículo Escolar de Matemática, Ensino Médio

Resumen

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola com elevados índices de aprendizagem nas avaliações externas. O objetivo geral foi compreender os fatores que potencializam os indicadores educacionais de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), bem como entender a disparidade entre os resultados externos e internos, mediante três eixos teóricos: currículo, prática docente e avaliação. O presente trabalho busca apresentar uma análise acerca do currículo e dos resultados apresentados nas avaliações externas e internas pelos estudantes, em especial do componente curricular de Matemática, e as percepções dos docentes da disciplina sobre o fenômeno. As discussões estão pautadas nos estudos de Arroyo, Lopes, Candau, Scocuglia, D’Ambrosio, dentre outros, e lança mão dos dados obtidos a partir de entrevistas realizadas com três professores de Matemática da instituição de ensino. O estudo revelou que a escola possui um planejamento bem estruturado, um acompanhamento sistematizado da aprendizagem dos alunos e alguns desafios relacionados à concepção de currículo escolar por parte dos professores, que se encontra voltada, especialmente, à seleção de conteúdos; e a não participação de alunos, comunidade escolar e não escolar na construção do currículo escolar da disciplina de Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Francileide de Oliveira, Secretaria da Educação do Ceará

Mestra em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (PPGQ/UFC), Professora da Educação Básica (SEDUC/CE). E-mail: francileidequi.oliveira@gmail.com. Orcid: 0000-0001-6469-3254 Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0422772282338253

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: sirneto.silva@uece.br. Orcid: 0000-0003-4334-1916 Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1202524609328424

 

Citas

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 4 nov. 2020.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.

CANDAU, Antônio Flávio Barbosa; MOREIRA, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. Indagações sobre o currículo. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Seduc inicia consulta para atualização do documento curricular do Ensino Médio. Fortaleza: SEDUC, 7 ago. 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2019/08/07/seduc-inicia-consulta-para-atualizacao-do-documento-curricular-do-ensino-medio-2/. Acesso em: 12 nov. 2020

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOPES, Alice Casimiro. A qualidade da escola pública: uma questão de currículo? In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de (org.). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. As reflexões curriculares de Paulo Freire. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, n. 6, p. 81-92, 2005.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Oliveira Lima, J., de Oliveira, F. F., & Vicente da Silva, S. (2023). OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(4), 69–87. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.701

Artículos similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.