O ENSINO DA ESCRITA E DA REESCRITA DE TEXTO

UMA REVISÃO NA LITERATURA ESPECIALIZADA

Visualizações: 721

Autores/as

  • Cristiane Batistioli Vendrame Universidade Cesumar https://orcid.org/0000-0001-5353-4100
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Orientações teórico-metodológicas; Escrita e reescrita de texto; Linguagem escrita; Formação continuada em serviço.

Resumen

O presente estudo tem como tema o ensino da escrita e da reescrita de texto nos anos iniciais de escolarização. Objetivamos levantar as principais orientações teórico-metodológicas difundidas pela literatura especializada a respeito do ensino da escrita e da reescrita de texto. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, buscando em teses e dissertações de autores que se dedicam a estudar a temática. Mediante tópicos recorrentes nas pesquisas examinadas, estabelecemos alguns eixos de análise: concepção de linguagem, orientações para a prática docente e função da escola. Concluímos evidenciando que a insuficiência de conhecimento teórico-prático do professor para organizar o ensino impede que ações de escrita e de reescrita de texto ocorram em sala de aula; o modo como tem conduzido a prática pedagógica não desencadeia motivos nos alunos para escrever e reescrever textos; o conhecimento produzido a respeito do ensino da escrita e da reescrita de texto não foi apropriado pelos professores ao longo de sua formação, tampouco alcançou o âmbito da escola; carecemos oportunizar formação continuada em serviço, de modo a atender à necessidade expressa pelos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Batistioli Vendrame, Universidade Cesumar

Doutora em Educação. Docente no curso de Pedagogia.

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente no Departamento de Teoria e Prática da Educação e no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. 

Citas

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 22 dez. 2018.

COSTA, Dania Monteiro Vieira. A escrita para o outro no processo de alfabetização. 2013. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Espírito Santo, 2013.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 116, p. 21-39, jul. 2002.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

KÖCHE, Vanilda Salton.; BOFF, Odete Maria Benetti.; MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LEONTIEV, Alex N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich.; LURIA, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Alex N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7. ed. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59-83.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTENDAL, Silvana Maria dos Santos. Produção escrita no 4º ano do ensino fundamental: o trabalho docente e a perspectiva de autonomia discursiva. 2014. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

MELLO, Suely Amaral. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Psicologia Política, Marilia, v. 10, n. 20, p. 329-343, jul./dez. 2010.

OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

OLIVEIRA JÚNIOR, Osvaldo Barreto. Coerência, coesão e texto na sala de aula: o essencial é invisível aos olhos? 2015. 351 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2015.

PAIXÃO, Laura Maria Bassani Muri. Práticas docentes de leitura e escrita no quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, em escolas públicas do município de Vitória (ES). 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

PAULA, Angela Machado de. Constituição da autoria: a escrita de contos por alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Uberaba, UNIUBE. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.

ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 308 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 2013.

SOARES, Magda. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 25-68.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamiento y Lenguaje. Madrid, Espanha: Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 2000 (Obras Escogidas 2).

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich.; LURIA, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Alex N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006, p. 103-117.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

WALLON, Henri Paul Hyacinthe. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.

Publicado

2023-03-30

Cómo citar

Batistioli Vendrame, C., & Figueiredo Lacanallo Arrais, L. . (2023). O ENSINO DA ESCRITA E DA REESCRITA DE TEXTO: UMA REVISÃO NA LITERATURA ESPECIALIZADA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(1), 119–141. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/405

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.