A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE DE AMARTYA SEN

Visualizações: 513

Autores/as

Palabras clave:

Liberdades instrumentais, Desenvolvimento, Liberdade, Amartya Sen

Resumen

Nos últimos anos as políticas de governo vêm sendo norteadas pela busca do desenvolvimento socioeconômico, tornando-se necessário abordar sobre o desenvolvimento a partir de diferentes perspectivas. A ideia de desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico ainda prevalece, porém para o economista, Amartya Sen, faz-se necessário enxergar muito além dele e considerar que a expansão da liberdade é vista como o principal fim e o principal meio do desenvolvimento. Dessa forma, o presente estudo possui o objetivo de apresentar a teoria do desenvolvimento a partir da visão de Amartya Sen. Em termos metodológicos, a pesquisa classifica-se como qualitativa e a coleta de dados ocorreu através de uma revisão bibliográfica utilizando como base a teoria do desenvolvimento como liberdade. Este trabalho traz uma visão para o desenvolvimento a qual vai muito além dos elementos econômicos, levando em consideração a liberdade e o homem como aspectos centrais, portanto conclui-se que a proposta de desenvolvimento de Amartya Sen só será realmente “colocada em prática” quando as liberdades substantivas forem observadas, quando as privações de liberdade forem extintas e quando o bem-estar social e a qualidade de vida forem prioridades dentro da sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Vogt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS. Bacharel em Administração pela UFFS, campus Cerro Largo-RS. Bolsista CAPES/DS. E-mail: vogtpaola00@gmail.com 

Louise de Lira Roedel Botelho, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prof.ª Titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. Prof.ª Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). E-mail: louisebotelho@uffs.edu.br

Jaíne Cristiane Wentroba, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS.

Citas

ASSUMPÇÃO, Fabrícius. Distribuição de renda/diminuição da desigualdade social. 2014. Disponível em: https://jornalorebate.com.br/canais/colaboradores-do-rebate/11361-distribuicaode-renda-diminuicao-da-desigualdade-social. Acesso em: 20 jun. 2022.

DALTO, Karla Karoline Soares; PIRES, Mônica Moura; AGUIAR, Paulo César Bahia. Desenvolvimento como Liberdade no Brasil. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, p. 1-14, 6 ago. 2021. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v33-2021-59137.

LIMA, Paula. UEMA concede título de Doutor Honoris Causa para o professor Amartya Kumar Sen. 2021. Disponível em: https://www.ari.uema.br/?p=5476. Acesso em: 20 jun. 2022.

PANSIERI, Flávio. LIBERDADE COMO DESENVOLVIMENTO EM AMARTYA SEN. Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Curitiba, v. 8, n. 15, p. 453-479, jul./dez. 2016.

PINHEIRO, Maurício Mota Saboya. As liberdades humanas como bases de desenvolvimento: uma análise conceitual da abordagem das capacidades humanas de Amartya Sen. Brasília: IPEA, 2012. Disponível em: encurtador.com.br/AIJL8. Acesso em: 05 jul. 2022.

SEN, Amartya Kumar. A Ideia de justiça. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2011.

SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo, SP: Companhia de Bolso, 2010.

SEN, Amartya Kumar. Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2008.

VEIGA, José Eli da. Indicadores de sustentabilidade. Estudos Avançados, [S.L.], v. 24, n. 68, p. 39-52, 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142010000100006.

Publicado

2023-05-03

Cómo citar

Vogt, P., Botelho, L. de L. R., & Cristiane Wentroba, J. (2023). A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE DE AMARTYA SEN. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(2), 60–71. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/363

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.