EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO
Visualizações: 261Palabras clave:
Experiência Docente, Ensino Remoto, Escola no CampoResumen
Neste artigo será apresentado o relato de experiência docente com o ensino remoto na educação no campo, no período de suspensão das aulas presenciais devido ao agravamento da pandemia da COVID-19 no Brasil. O objetivo deste, é relatar algumas alterações ocorridas no ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e também expor reflexões contextualizadas, a partir da aproximação com a comunidade escolar mediada pelas tecnologias digitais e a dinâmica da sociedade contemporânea, em relação ao consumo e uso dessas tecnologias na educação básica. Com base em teorias educacionais, a compreensão das conexões dos elementos gerais com os particulares envolvidos na docência, sobre a função cultural e social do conhecimento escolar na vida dos indivíduos, exige debates coletivos continuamente. Pois, as novas ideias e as reflexões críticas são instrumentos para a superação das determinações históricas. Sendo assim, as tecnologias digitais sinalizam um possível caminho a ser melhor explorado pelas potencialidades apresentadas no trabalho didático pedagógico. Porém os limites identificados, apontam a necessidade de utilizá-las como meio, para estimular nos indivíduos uma nova consciência e então reivindicarem políticas educacionais em que o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade sejam compartilhados entre os diferentes sujeitos e contextos.
Descargas
Citas
AVELAR, Mariana: O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In, CÁSIO, F. Educação Contra Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. -1.ed.- São Paulo: Boitempo, 2019.
BRASIL, PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192.
FREIRE, Paulo: Educação Como Prática da Liberdade. 12º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.
FREIRE, Paulo: Extensão ou Comunicação? Disponível em: <https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf:> Acesso em 23 de mar. de 2022.
MANACORDA, Mario Alighiero: Marx e a Pedagogia Moderna. 3ª. Ed. Campinas, SP. Alinía, 2017.
MARIANO, Alessandro: Pedagogia da Resistência e o projeto educativo das escolas do MST. In, CÁSIO, F. Educação Contra Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. -1.ed.- São Paulo: Boitempo, 2019.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes, O Circuito da História-Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
RONDÔNIA, Leis Estaduais, Decreto Nº 24.887, DE 20 DE MARÇO DE 2020. Disponível em:<https://leisestaduais.com.br/ro/decreto-n-24887-2020-rondonia-declara-estado-de-calamidade-publica-em-todo-o-territorio-do-estado-de-rondonia-para-fins-de-prevencao-e-enfrentamento-a-pandemia-causada-pelo-novo-coronavirus-covid-19-e-revoga-o-decreto-n-24871-de-16-de-marco-de-2020.> Acesso em: 25 de mar. 2022.
SAVIANI, Dermeval. O Trabalho Como Princípio Educativo Frente As Novas Tecnologias: Disponível em: < http://forumeja.org.br/go/files/demerval%20saviani.pdf; > Acesso em 24 de mar. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.