EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS CURUMINS

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Autores/as

  • Dagmar de Mello e Silva Universidade Federal Fluminense
  • Leiliane Domingues da Silva Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Diversidade, Educação Infantil, Educação Indígena

Resumen

Este estudo tem como principal objetivo discutir as interfaces entre a educação infantil e a educação infantil indígena, a fim de que possamos contribuir para ampliar os debates a respeito da pertinência ou não dessa modalidade da educação, voltada para as crianças indígenas. Trata-se de um estudo teórico que se utilizou de fontes documentais de legislações e artigos de autores que se debruçam sobre questões relacionadas à educação indígena, mas também, da compilação de algumas visões de representações de diferentes etnias, retiradas de eventos acadêmicos voltados para essa temática e de entrevistas com representações indígenas que vem lutando pelos direitos dos povos originais brasileiros. A partir do cruzamento dessas fontes, procuramos analisar os diferentes argumentos a respeito da Educação Infantil Indígena para tecermos reflexões que pudessem construir pontes que contribuam para esse debate que, ainda nos coloca em aporia, frente aos dilemas que a complexidade do tema nos desafia. Pontes sobre as quais pudéssemos olhar para o outro com a devida atenção para escutas de alteridades que nos guiassem na condução dessa escrita.

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Biografía del autor/a

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Professora Tutora Acadêmica do Curso de Pedagogia da Fundação CECIERJ/UERJ.

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Publicado

2021-12-17

Cómo citar

de Mello e Silva, D. ., & Domingues da Silva, L. . (2021). EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS CURUMINS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(5), 124–136. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/268

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