EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA

IMPACTOS E METODOLOGIAS DE ENSINO NA ESCOLA DO NATILA BARRIGA

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1558

Palabras clave:

Educação do Campo, Metodologias de Ensino, Pandemia da Covid-19

Resumen

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios significativos para a educação, especialmente para a Educação do Campo, onde as condições de acesso à internet e à tecnologia podem ser mais limitadas. Este artigo tem como objetivo investigar o desenvolvimento das metodologias de ensino no contexto da pandemia da Covid-19 na escola do campo, para isso, escolheu-se como lócus a escola Donatila Barriga, no município de Colares-PA. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa de campo. Os instrumentos para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, que possibilitaram a análise das falas dos sujeitos entrevistados. Os resultados da pesquisa mostram as metodologias utilizadas pelos professores da Educação do Campo no período pandêmico e evidenciam que, durante este período, os professores enfrentaram dificuldades de acesso à tecnologia, desgaste psicológico e a negligência do poder público.

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Biografía del autor/a

Maiane Santos Silva, Instituto Federal do Pará

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduanda nos cursos de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia pelo IFPA e em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UFPA.

Luiz Claudio Santos Saraiva, Universidade do Estado do Pará

Pedagogo pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduando em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Líbano.

Mailson Lima Nazaré, Universidade do Estado do Pará

Professor Assistente I na Universidade do Estado do Pará. Aluno de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2024-10-04

Cómo citar

Silva, M. S., Saraiva, L. C. S., & Nazaré, M. L. (2024). EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS E METODOLOGIAS DE ENSINO NA ESCOLA DO NATILA BARRIGA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1558

Número

Sección

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

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