ETNOMATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA NA FORMAÇÃO LICENCIADA COM POVOS ORIGINÁRIOS

Visualizações: 2

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1530

Palabras clave:

Etnomatemática indígena, Diversidade cultural, Bilinguismo/Multilinguismo, Ensino e aprendizagem

Resumen

O Programa Etnomatemática investiga a natureza do conhecimento matemático em suas dimensões histórica, política, epistemológica, conceitual, cognitiva e educacional. O reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres dos distintos grupos étnicos são condições sine qua non das pesquisas no campo da Formação de Professores Indígenas. Neste artigo, o objetivo é discutir a dimensão educacional da Etnomatemática a partir da formação licenciada de professores indígenas. O referencial teórico é fundamentado na Etnomatemática como programa de pesquisa. A metodologia foi conduzida por uma pesquisa qualitativa participante, centrada em uma atividade que visa estabelecer a relação entre linguagem matemática e língua materna. Os resultados indicam contribuições para o ensino e a aprendizagem de matemáticas sob a ótica bilíngue/multilíngue, intercultural, comunitária e da autodeterminação; e revelam práxis na formação inicial de professores relacionadas ao currículo dinâmico, ao diálogo de conhecimentos e às estratégias pedagógicas inspiradas na diversidade sociocultural indígena. Conclui-se que a dimensão educacional da Etnomatemática se apresenta como possibilidade de diálogo entre os saberes científicos e ancestrais na produção do conhecimento escolar entre as comunidades tradicionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).  Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemáticas (GECIM).

Citas

BRANDÃO, C. R. (org.). Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

D’AMBROSIO, U. A dinâmica cultural no encontro do velho e do novo mundo. Eä - Journal of Medical Humanities & Social Studies of Science and Technology, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p. 1-29, ago. 2009. Disponivel em: http://www.ea-journal.com/art/A-dinamica-cultural-no-encontro-Velho-Novo-Mundo.pdf?origin=publication_detail. Acesso em: 12 ago. 2019.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

D'AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 99-120, 2005.

GALLOIS, D. T.; GRUPIONI, D. F. Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam? São Paulo: Iepé, 2003.

HALL, S. The work of representation. In: HALL, S. (ed.). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications, 1997.

IEPÉ. INSTITUTO DE PESQUISA E FORMAÇÃO INDÍGENA. Áreas protegidas – Amapá e norte do Pará. 2016.

NERY, C. S. S. Formação Inicial de Professores(as) Indígenas em Diálogos Integradores de Aprendizagem na Objetivação Cultural. Tese (Doutorado em Educação e Ciências e Matemáticas) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.

NERY, C. S. S.; MENDES, I. A. A difícil arte de ser professor indígena: o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 30-46, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480. Disponivel em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/70480. Acesso em: 22 mar. 2024.

NERY, C. S. S.; NERY, V. S. C. Saberes, experiências e desafios na formação de professores indígenas no Amapá. Sapiens, Carangola-MG, v. 2, n. 1, p. 154-165, jan./jun. 2020. Disponivel em: https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5092. Acesso em: 22 mar. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. UNIFAP, Oiapoque, AP, 2019.

VERGANI, T. Educação Etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.

Publicado

2024-10-04

Cómo citar

Nery, C. do S. dos S. (2024). ETNOMATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA NA FORMAÇÃO LICENCIADA COM POVOS ORIGINÁRIOS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1530

Número

Sección

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.