A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSOLIDAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS
UM ESTUDO DE CASO DA COOPERTAN
Visualizações: 399DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1507Palabras clave:
Educação Popular, Cooperativismo Autogestionário, ContabilidadeResumen
Este estudo examina o papel da Educação Popular na promoção da autonomia dos catadores da COOPERTAN, uma cooperativa de materiais recicláveis em Tangará da Serra, MT. A Educação Popular, baseada nos princípios de participação e emancipação, é uma abordagem fundamental para fortalecer Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), como a COOPERTAN, enfrentando desafios burocráticos e promovendo a autogestão. A pesquisa enfoca a contabilidade como ferramenta essencial para a consolidação desses empreendimentos, reconhecendo a importância da transparência e do planejamento financeiro para a gestão eficaz. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando o software Iramuteq para análise de dados, o estudo destaca a interseção entre Educação Popular, Economia Solidária e cooperativismo. As análises revelam os desafios e oportunidades encontrados no processo de formação contábil da COOPERTAN, destacando a necessidade de metodologias educacionais inclusivas e adaptadas às necessidades dos EES. Em suma, o estudo enfatiza a importância da Educação Popular como uma ferramenta transformadora para capacitar os catadores e fortalecer a autonomia e a eficácia dos empreendimentos solidários.
Descargas
Citas
ALMEIDA, C. C. R. et al. Fortalecendo empreendimentos econômicos solidários. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. SEURS, 4., 2022, Chapecó, Anais [...]. 2022. Chapecó, UFFS, 2022.
ALMEIDA, E. A. Contabilidade e autogestão: um estudo sobre a dimensão contábil nos processos de autogestão dos empreendimentos de Economia Solidária. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2006.
BAPTISTA, M. T. A relação entre accountability e fundraising na economia social. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Instituto Universitário de Lisboa – Portugal. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luíz Antero Reto, Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo, 2016.
CAMARGO, B. V; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ. 2016. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial IRaMuTeQ em portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 22 jan. 2024
DOS SANTOS DE OLIVEIRA, A. P.; DE PAULA SILVA, S. L. Contabilidade popular: diálogos insurgentes de uma construção em rede [Anna Carla Ferreira Silva; Bárbara Luandy Freitas de Souza; Flávia Almeida Pita; Maria Luiza D. A. Barbosa Matheus Sehn Korting, orgs.]. Revista Trabalho Necessário, v. 22, n. 47, p. 01-06, 22 fev. 2024.
DOWBOR, L. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições Sesc, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FORTUNA, V. A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade. Revista
Diálogo Educacional, 2023, 23.79: 1479-1490.
GAIGER, L. I. A economia solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 82, p. 211-228, 2013
GEDIEL, J. A. P.; DE MELLO, L. E. Paradoxos da autonomia precária: legislação cooperativista e trabalho. Revista da Faculdade de Direito UFPR, v. 61, n. 1, p. 193-218, 2016.
LIMA, A. M. de. Análise da transição do trabalho individual para o trabalho coletivo em cooperativas de reciclagem de resíduos: um estudo de caso da COOPERTAN de Tangará da Serra-MT. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
MARCONATTO, D. et al. The governance of solidarity economy organizations and their impact on community: a configurational approach. International Review of Applied Economics, v. 34, n. 5, p. 626-649, 2020.
NASCIMENTO, L. M. F. O ensino contábil para Empreendimentos Econômicos Solidários: um estudo na Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás. 2016. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: http://doi:10.11606/D.96.2016.tde-12072016-105451.
OLIVEIRA, D. C. de. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. enferm. UERJ, p. 569-576, 2008.
PINHO, D. B. O cooperativismo no Brasil: da vertente pioneira à vertente solidária. Editora Saraiva, 2004.
PONTES JR, O. S. OSTERNE, F. J. W. Orientação básica para organização de empreendimentos econômicos solidários de autogestão (EES Cooperativas). Universidade Federal do Ceará/UFC, Fortaleza-CE, 2004.
RIBEIRO, M. A. ALCANTARA, L. C. M; SAMPAIO, C. A. C.; SGUAREZI, S. B. Coleta seletiva no Brasil: uma análise bibliométrica de 2000 a 2021. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e265101522851-e265101522851, 2021.
SCHNEIDER, J. O. A doutrina do cooperativismo: análise do alcance, do sentido e da atualidade dos seus valores, princípios e normas nos tempos atuais. Cadernos Gestão Social, v. 3, n. 2, p. 251-273, 2012.
SENGER, N. E; SGUAREZI, S. B. Autogestão: histórico da organização coletiva do trabalho na Coopertan. Territórios e Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 212-227, 2010.
SGUAREZI, S. B.; MELO, S. A. B. X.; SILVA, J. J.; FROEHLICH, A. G. Inovação social em uma cooperativa de Catadores/as em Tangará da Serra/MT. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.9, n.4, p.268-284, 2018.
SGUAREZI, S. B. et al. Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e a cultura da solidariedade: experiências de autogestão na Amfruvale. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 42867-42885, 2020.
SGUAREZI, S. B; DUTTON, A. P; MARTINS, E. C. Educação popular e trabalho associado num programa de pós-graduação stricto sensu em educação-nível mestrado no interior do brasil: um diálogo necessário. Revista da Faculdade de Educação, v. 30, n. 2, p. 131-152, 2019.
TIRIBA, L. Educação popular e pedagogia(s) da produção associada. Cadernos CEDES, v. 27, n. 71, p. 85–98, jan. 2007.
TIRIBA, L; FISCHER, M. C. B. Aprender e ensinar a autogestão: espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente. Perspectiva, v. 31, n. 2, p. 527-551, 2013.
XIMENES MELO, S. A. B et al. Políticas públicas: coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos em Tangará da Serra/MT – Brasil. In. SGUAREZI, Sandro Benedito. Org. Ambiente e sociedade no Brasil central: diálogos interdisciplinares e desenvolvimento regional. São Leopoldo: Oikos; Cáceres: Editora UNEMAT, 2019. p. 86-103.
ZART, L. L. Dimensões formativas para a construção de práticas sociais relativa ao cooperativismo solidário. In. Educação e sócio economia solidária. Orgs. ZART, Laudemir Luiz; DOS SANTOS, Josivaldo Constantino Cáceres-MT: Editora Unemat, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.