PROCESSOS FORMATIVOS EM DIREITOS HUMANOS
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PET PEDAGOGIA NA UNIPAMPA - CAMPUS JAGUARÃO
Visualizações: 248DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1285Palabras clave:
DIREITOS HUMANOS, Formação docente, Práticas Pedagógicas, Extensão UniversitáriaResumen
Este artigo apresenta o projeto "Direitos Humanos e Formação Docente" do PET - Pedagogia na UNIPAMPA - Campus Jaguarão, realizado no segundo semestre de 2021. O projeto aborda a relevância dos Direitos Humanos na formação de professores, utilizando a extensão universitária como meio de inclusão da temática. Com um cronograma estruturado, a discussão centrou-se na conceptualização crítica dos Direitos Humanos na formação docente. Reconhecendo lacunas nos currículos de licenciaturas, o projeto buscou preencher essas falhas, destacando o papel crucial da extensão universitária na construção de conhecimentos. A concepção dos Direitos Humanos como essenciais à dignidade cidadã foi explorada, enfatizando o papel da universidade nesse contexto. Ao abordar a temática nos cursos de licenciatura, o projeto instigou a consciência sobre os direitos e a compreensão da luta diária pela liberdade almejada. A formação docente foi reconhecida como estratégia nessa luta, conectando teoria à prática para facilitar a compreensão e importância dos Direitos Humanos. A extensão universitária foi destacada como meio de promover interações dialógicas na formação docente. Alinhado à Política Nacional da Extensão Universitária, o projeto objetivou complementar a formação de licenciandos e docentes da Educação Básica, consolidando a relação entre teoria e prática nos Direitos Humanos.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. (2011). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em direitos humanos: de que se trata. Formação de Educadores. Desafios e Perspectivas. S. Paulo: UNESP, p. 309-318, 2003
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, v.13, n. 37, p.45-56.
CANTINI, Adriana Hartemink; SANTIN, Janaína Rigo. A História da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado aos Conflitos de Interesses e o Princípio da Dignidade Humana no Poder Judiciário. EPISTIMONIKI: Revista de Educação, Práticas Interdisciplinares e Inovação Científica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 01–19, 2024. DOI: 10.56579/epistimoniki.v1i1.7.
COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica Dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
CONGRESSO CONTINENTAL. United States Declaration of Independence. Aprovado no Segundo Congresso Continental. Pênsilvania, 1776. Disponível em: http://www.uel.br/pessoal/jneto/gradua/historia/recdida/declaraindepeEUAHISJNeto.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX; 2012
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2005
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Companhia das Letras, 2020.
LAGE, Lucas da Costa; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. QUEM SOMOS NÓS? LEVANTAMENTO DO CONCEITO DE HUMANO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 59–76, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/458. Acesso em: 03 de março de 2024.
LAGE, Lucas da Costa. Direitos Humanos para quem? Uma investigação sobre o conceito de humano no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Curitiba, 2024. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação.
MUJICA, Rosa María. Educación no formal y educación en derechos humanos. Retos, objetivos, sectores y estrategias. Lima: IPEDEHP, 2001.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima. Um ensaio sobre a cegueira: covid-19 e a humanização das ciências da natureza. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 2, p. 71-81. 2020.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948.
ONU. Declaração e Programa de Ação da Conferência Mundial Sobre os Direitos Humanos. Viena, 1993.
PIMENTEL, Jose Eduardo de Souza. Introdução ao Direito Digital. Revista Jurídica ESMP-SP, v. 13, 2018. Disponível em: https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/352. Acesso em: 10 dez. 2023.
SANTOS, Boaventura de Souza. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova [online]. 1997, n. 39, p.105-124.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Daiane da Luz; CAPUTO, Maria Constantina; VERAS, Renata Meira. Educação em Direitos Humanos no currículo das Licenciaturas de instituições Federais de educação Superior. Educação e Pesquisa, v. 47, dez. 2021, p. e244510, DOI:10.1590/S1678-4634202147244510.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Bases Teóricas-Metodológicas da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. Idéias Gerais Para a Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Caderno de Pesquisa Ritter dos Reis. V. IV, nov. 2001. 2ª Ed. Porto Alegre. Faculdades Integradas Ritter dos Reis. 2001.
VIEIRA, Luís. A FRAGILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO: REFLEXOS DA PANDEMIA. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 02–13, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/443. Acesso em: 11 jan. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.