MÚLTIPLAS VOZES SOBRE UM MESMO PROBLEMA: A REPRODUÇÃO DAS VIOLÊNCIAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Visualizações: 167Keywords:
Violências raciais; Ambiente escolar; Mídias.Abstract
O artigo discute a reprodução destas formas de violência em um colégio estadual da cidade de Salvador (Bahia), analisando a formação da educação no contexto brasileiro e as suas implicações sobre os/as estudantes negros/as. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo com uso do método da pesquisa-ação para análise das narrativas e reflexões advindas do processo. Os dados produzidos fornecem um retrato desse panorama escolar, podendo ser visto como um documento de denúncia das situações de violência racial perpetradas nessa e em outras instituições de ensino e nas produções midiáticas brasileiras. Através desse
trabalho, foi possível perceber a necessidade de dialogar sobre as propostas de uma educação antirracista, que não se atente apenas à história do Brasil, mas ao seu funcionamento social e o processo de formação identitária.
Downloads
References
ARAUJO, Joel Zito. A negação do Brasil (documentário), São Paulo, 2000, 1h29min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S5bgipo2Dic. Acesso em: 07 Ago 2020 hooks, bell. Olhares negros: raça e representatividade. São Paulo, Elefante, 2019.
BONFANTI, Ana Letícia; GOMES, Aguinaldo Rodrigues. A quem protegemos quando não falamos de gênero na escola. Periódicus, v. 1, n. 1, p 106-121. 2018.
BRITO, Leandro Teófilo de. Significações das masculinidades no contexto escolar: performances e desconstruções. XVIII ENDIPE – Didática e Prática do Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, p. 12055-10266. 2016
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto Nº 7.031-A, de 6 de Setembro de 1878. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7031-a-6-setembro1878-548011-publicacaooriginal-62957-pe.html. Acesso em: 17 de Jul 2020
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas / Frantz Fanon; tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FRANÇA, Elisete Santana da Cruz. As relações de sociabilidade e as (re)interpretações de gênero e masculinidade de jovens no contexto escolar. Tese (doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade
de Educação, Salvador, 2018.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006
IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 17 de Jul 2020.
IG. “Na escola, a homofobia é escondida pela tolerância mascarada”, diz pesquisadora. 2013.
Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-11-03/na-escola-ahomofobia-e-escondida-pela-tolerancia-mascarada-diz-pesquisadora.html. Acesso em: 17 de Jul de 2020.
KILOMBA, GRADA. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. 1 ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
KLOSTER, Patrícia Regina. Fazendo Mídia na Escola: a produção de um jornal escolar ampliando o universo de leitura e escrita. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva
do professor PDE, 2013, Curitiba: SEED/PR, 2013.
LOURO, Guacira Lopes (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MBEMBE, Achille. As Formas Africanas de Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, no 1, pp.171-209. 2001.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Artes e Ensaios, n 32 pp. 123-151. 2016.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual dos conceitos de raça, racismo e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Umaabordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf. Acesso em: 17 Jul de 2020
NOGUEIRA, Isildinha Baptista. O corpo da Mulher Negra. Disponível em: http://www.ammapsique.org.br/baixe/o-corpo-da-mulher-negra.pdf. Acesso em: 17 Ago 2020.
ORTNER, Sherry B. Subjetividade e Crítica Cultural. Horizontes Antropológicos, ano 13, n. 28, p. 375-405, jul./dez. 2007
PINHO, Osmundo. Qual é a identidade do homem negro. In Democracia Viva , nº 22, p. 64 - 69, 2004.
PINHO, Osmundo. Relações raciais e sexualidade. In: PINHO, AO., and SANSONE, L., orgs. Raça: novas perspectivas antropológicas [online]. 2nd ed. rev. Salvador: EDUFBA, pp. 257-283, 2008.
PINTO, Regina Phaim. A representação do negro em livros didáticos de leitura. Cadernos de Pesquisa, v.63, p. 88-92. 1987.
RODRIGUES, Alexnaldo Teixeira. Sobre a educação de Sofia. Revista Contemplação, (13), p.79-95. 2016.
SILVA, Marcos. A Transferência do Controle da Educação da Igreja para o Estado. Comunicações, v. 7, n.1, p.180-193. 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
SILVA, Vera Lúcia Neri da. Os Estereótipos Racistas nas Falas de Educadoras Infantis: Suas Implicações no Cotidiano Educacional da Criança Negra (Dissertação). Mestrado em Educação – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2002.
SILVA JR., H. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasília: UNESCO, 2002.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui., v. 31, n. 3, p. 443-466. 2005.
MARTINS, A. C. P. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., v. 17, supl. 3, p. 04-06, 2002.
KLEIN, G. Anti-Racism in the Classroom and Beyond: Teacher Perspectives from Rio de Janeiro. In: WADE, P.; SCORER, J.; AGUILÓ. (Eds.). Cultures of Anti-Racism in Latin America and the Caribbean. London: Institute of Latin American Studies, p.125-145. 2019.
SILVA, Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: Edufba, 2004.
SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.
TRINDADE, Luiz Valério P. Mídias Sociais e a Naturalização de Discursos Racistas no Brasil. In. SILVA, Tarcízio (org). Comunidades, Algoritmos e Ativismo Digitais: Olhares Afrodiaspóricos. LiteraRUA, São Paulo, 2020.
VIEIRA, Sebastião da Silva; ABRANCHES, Sérgio Paulino. O jornal escolar e sua importância no processo de construção dos saberes discentes. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID 5001_11062016150007.pdf. Acesso em: 19 Jun 2019
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.