BODY-MIND, AFFECTS, AND EDUCATION
SPINOZIAN ENCOUNTERS
Visualizações: 259DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.619Keywords:
Immanence, Conhecimento, Body, Formal EducationAbstract
O artigo foi motivado por afecções spinozianas, sobretudo mediante o encontro com sua obra Ética. Na sua trajetória de discussão, a temática Educação não aparece como preocupação explícita; porém, observamos que ele procurou pensar a vida por meio do modo corpo na imanência, cujo conhecimento é o mais potente dos afetos. Ao entendermos que a vida se faz também pela educação, buscou-se estabelecer a relação entre corpo, mente, conhecimento, afeto e educação. Conclui-se que no processo de Educação, seja escolar, seja no mundo da vida, o corpo aluno precisa ser envolvido em encontros adequados, alegres, a fim de que lhe aumente a potência de ser, pensar e agir.
Downloads
References
CORAZZA, Sandra Mara. Currículo e Didática da Tradução: vontade, criação e crítica. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v 41 n.4, 2016. , p.1313-1335 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623658199
CHAUÍ, M. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). 3ª ed. Fortaleza: EdUECE, 2019. Disponível in:http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Cursos%20Gilles%20Deleuze%20sobre%20Spinoza%203%20Edicao%2010Mai2019.pdf. Acesso em 29 de jan de 2021
FOUCAULT, Michel. Estratégia poder-saber (Ditos e Escritos, vol. 4) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FRAGOSO, Emanuel Angelo da Rocha. O conceito de Liberdade na Ética de Benedictus de Spinoza. Revista Conatus - Filosofia de Spinoza, Fortaleza, v.1, n.1, 2007.
LAPOUJADE, David. Potências do Tempo. Tradução de Hortencia Santos Lencastre. – 2. Ed. São Paulo: n – 1 edições, 2017.
RIZK, Hardi. Compreender Spinoza. 2ª ed. Petrópolis-Rj: Vozes, 2010.
SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. Tradução de Tomaz Tadeu
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.